O III FORUM DO SETOR FLORESTAL DO SUDOESTE GOIANO acontece nos dias 23 e 24 de outubro, com o tema: RUMO À SUSTENTABILIDADE. As atividades serão desenvolvidas no Auditório Frank Green, à 6ª avnida, s/nº, no centro, na cidade de Mineiros.
     O III FORUM é uma realização das Faculdades Integradas de Mineiros (FIMES), do curso de Engenharia Florestal e da Empresa Júnior Florestal (ECOFLOR JR.).
      O Brasil é o segundo maior país do mundo em extensão florestal. Por apresentar clima favorável, grande extensão territorial, mão-de-obra competitiva e domínio tecnológico, possui uma das maiores taxas de incremento florestal do mundo em termos de plantios florestais.
       Isto faz com que o país se destaque no cenário internacional, atraindo a atenção dos investidores, principalmente em função do grande potencial que apresenta para a atividade florestal.  Levando e consideração o defitic de matéria prima lenhosa vigente no mundo inteiro, faz com que a atividade florestal se torne estratégica para ações de desenvolvimento nacional e mundial.
     É percebido que apesar de sua grande importância para a economia, o Setor Florestal do país está muito aquém de suas potencialidades e possibilidades de crescimento. Atualmente o país conta com algumas políticas de crédito voltadas para este setor, entretanto apenas alguns estados se sobressaem com relação ao número de áreas florestadas como o Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. Apesar do forte potencial, o estado de Goiás possui algumas tímidas áreas plantadas com floresta.
     A Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior de Mineiros (FIMES) juntamente com o Curso de Engenharia Florestal, acredita que fomentar e discutir a questão florestal em nosso estado é a melhor forma de tornar coesos os grupos representantes de segmentos da sociedade civil ligados ao setor. Fazendo com que se alcance melhor representatividade junto ao poder público, como forma de ter seus interesses representados nas políticas públicas de desenvolvimento florestal. Por isso organiza pela terceira vez um evento desta natureza no município de Mineiros.
    O objetivo geral do III Fórum do Setor Florestal é demonstrar a importância da atividade Florestal para o Sudoeste do Estado de Goiás e suas diretrizes para uma sustentabilidade almejada.
      Os objetivos específicos são:
        Abordar questões relacionadas ao mercado, pesquisa, fomento, proteção e políticas de crédito voltadas para o setor florestal;
        Conscientizar a sociedade para o uso sustentável dos recursos florestais Cerrado;
        Proporcionar aos produtores rurais uma visão da importância do setor florestal para o Sudoeste do estado de Goiás;
      Sensibilizar as autoridade constituídas, com vistas a fortalecer o setor florestal em Goiás;
       Valorizar e inserir o profissional Florestal no mercado de trabalho e divulgar o curso de Engenharia Florestal da FIMES.

 Maiores informações entre em contato pela página do FORUM – https:///www.fimes.edu.br/paginas/departamentos/empresa_jr/, no telefone (64) 3672 – 5143 e, na sala da ECOFLOR-Jr com os acadêmicos Fabrício, Vitor, Fernando e Kligiane.

Fonte: Departamento de Comunicação / FIMES