Home

A Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROEPE) do Centro Universitário de Mineiros, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação no III COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR e I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR, a realizar-se nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2018 na UNIFIMES – Centro Universitário de Mineiros.

Objetivos

  • Incentivar o intercâmbio com pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior;
  • Promover a integração das produções derivadas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão Universitária;
  • Divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNIFIMES, de outras Instituições de Pesquisa e Ensino Superior.
  • Socializar os trabalhos desenvolvidos por alunos vinculados aos cursos de graduação e Pós-graduação;
  • Publicar em forma de e-book os trabalhos apresentados no evento.

Edital

Clique aqui e confira o edital do evento

Modelos para formatação de trabalhos
A comissão do Colóquio de Pesquisa informa que para tornar o processo de publicação dos Anais do evento mais ágil, disponibilizamos modelos a serem utilizados na formatação dos trabalhos, conforme as normas preestabelecidas pelo Centro Universitário de Mineiros. Os autores deverão submeter os trabalhos obedecendo a formatação dos modelos disponibilizados, conforme o tipo de proposta (resumo simples, resumo expandido ou artigo completo).

Resultados

Após apreciação os trabalhos foram classificados como: aprovado, aprovado com correções ou reprovado. Não caberá recurso aos trabalhos reprovados. Aos aprovados com correções, durante os dias 09 e 10/05/2018, os pareceres serão enviados aos e-mails pelos quais os trabalhos foram submetidos. Caso não receba o e-mail com as correções dentro desse prazo, entre em contato com a Comissão Organizadora.

O III Colóquio de Pesquisa Multidisciplinar, em parceria com a empresa Ideia Comunicação, de Mineiros, construiu um modelo de Pôster e informa que o mesmo terá descontos especiais para a confecção (R$ 50,00). Interessados entrar em contato com a empresa por meio do telefone (64) 3661-5565 ou do e-mail ideiadoigor@gmail.com.

Submissão de trabalhos

As submissões dos trabalhos serão realizadas impreterivelmente no período de 05/03/2018 à 15/04/2018, em dois arquivos (um com os nomes dos autores e outro sem identificação de autoria), por meio do endereço eletrônico: coloquio@fimes.edu.br.

O participante, ao efetivar sua inscrição, concorda com as regras e normas do evento e autoriza a publicação do trabalho nos anais do evento, bem como em demais meios de divulgação da UNIFIMES.

A veracidade das informações do trabalho, bem como a ética com o texto publicado é de total responsabilidade dos autores;

Após a data final de submissão dos trabalhos não haverá mais a possibilidade de alterações, nem dos dados pessoais, ou mesmo dos conteúdos anexados;

Somente serão aceitos trabalhos que obedeçam as normas de formatação estipuladas na aba “Elaboração de trabalhos”;

Cada autor poderá submeter até dois (02) trabalhos como primeiro autor; e, não há limites para trabalhos em coautorias;

Cada trabalho poderá ter no máximo seis (06) autores e TODOS devem se inscrever no evento e efetivar o pagamento;

O autor do trabalho deverá anexar o arquivo em Word 2003 ou similar;

O resultado dos trabalhos aprovados será publicado na página do III COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR E I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR, em data prevista no cronograma.

Após apreciação os trabalhos serão classificados em: aprovado sem correções; aprovado com correções ou reprovado. Não caberá recurso aos trabalhos reprovados.

Programação

PROGRAMAÇÃO GERAL

21/05/2018 – Segunda-feira

  • 18:00 – Credenciamento
  • 19:00 – Apresentação cultural
  • 19:30 – Abertura oficial do evento.
  • Conferência de abertura: CIÊNCIA, SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE: DESENVOLVIMENTO REGIONAL E GLOBAL
  • Conferencista: Prof. Dr. Romão da Cunha Nunes (UFG)

22/05/2018 – Terça-feira

  • 08:00 às 10:30 – Comunicações Orais
  • 13:30 às 16:00 – Comunicações Orais
  • 16:00 às 17:30 – Apresentação de Pôsteres
  • 19:00 – Mesas redondas temáticas

MEDICINA VETERINÁRIA, ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA, ENGENHARIA FLORESTAL E AGRONOMIA

TEMA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: INTERAÇÃO ENTRE PESQUISA E EMPREENDEDORISMO

  • Prof. Dr. José Clecildo Barreto Bezerra (UFG)
  • Prof. Dr. Romão da Cunha Nunes (UFG)
  • Mediador – Prof. Me. Jonathan Goularte Silva (Unifimes)
  • Local: CTG

EDUCAÇÃO FÍSICA, MEDICINA E PSICOLOGIA

O FUTURO DA SAÚDE E DA APTIDÃO FÍSICA: BALANÇOS E PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 20 ANOS

  • Prof. Dr. Iransé Oliveira Silva (UniEvangélica)
  • Profa. Ma. Lorena Cristina Curado Lopes (UFG/Unifimes)
  • Mediação:Me. Evandro Salvador Alves Oliveira (Unifimes)
  • Local: Auditório Frank Green

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL

QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS COMO OPORTUNIDADES DE NOVOS INSIGHTS

  • Dr. Wagner Sanchez (PUC/Campinas)
  • Mediação:Prof. Me. Reuber Cunha (Unifimes)
  • Local: Espaço Personalité

PEDAGOGIA

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: LIMITES E POSSIBILIDADES

  • Profª. Dra. Luciene de Assis Pires (IFG/Jataí)
  • Mediação: Profa. Ma. Wanda Pereira de Lima (Unifimes)
  • Local: Auditório Dom Mathias

DIREITO

PESQUISA CIENTÍFICA E PRODUÇÃO DE TCC: RODA DE CONVERSA

  • Prof. Dr. Rogério Machado Pereira
  • Tatiane Alves Macedo
  • Gyovanna Borges Martins
  • Local: Auditório da Unid. Ipê Shopping.

23/05/2018 – Quarta-feira

  • 08:00 às 10:30 – Comunicações Orais
  • 13:30 às 16:00 – Comunicações Orais
  • 16:00 às 17:00 – Apresentação de Pôsteres
  • 19:00 – Lançamento de livros
  • 19h30 – Lançamento do novo número revista on line Interação Interdisciplinar;
  • 20h00 – Conferência de encerramento: CIÊNCIA NO DIA-A-DIA: COMPROMISSO E ÉTICA
  • Conferencistas: Dra. Juliana Botechia – (SEDUC/DF – UEG)

Organização

Comissão organizadora

  • Prof. Dr. Eleno Marques Araújo (UNIFIMES/GO)
  • Prof. Dr. José Thiago das Neves Neto (UNIFIMES/GO)
  • Prof. Dr. Luiz Leonardo Ferreira (UNIFIMES/GO)
  • Profa. Dra. Vânia Maria Vieira de Oliveira (UNIUBE/MG)
  • Profa. Dra. Enilda Rodrigues de Almeida Bueno (UFT/TO)
  • Profa. Dra. Regina Célia Spinosa Modulo (UNISINOS/RS)
  • Profa. Dra. Juliana Alves de Araújo Bottechia (SEDUC/DF-UEG/GO)
  • Prof. Me. Evandro Salvador Alves de Oliveira (UNIFIMES/GO)
  • Prof. Me. Eric Mateus Nascimento de Paula (UNIFIMES/GO)
  • Profa. Ma. Suzane Ribeiro Milhomem (UNIFIMES/GO)
  • Profa. Esp. Selma Araújo Carrijo (UNIFIMES/GO)

 

Comissão científica

  • Profª. Dra. Cintia de Sousa Carvalho
  • Prof. Dr. Eleno Marques Araújo
  • Profª. Dra. Elisângela Maura Catarino
  • Profª. Dra. Ísis Assis Braga
  • Prof. Dr. José Thiago da Neves Neto
  • Prof. Dr. Marcelo Máximo Purificação
  • Prof. Dr. Danilo Marques Godinho
  • Prof. Dr. Fábio André Pinheiro de Araújo
  • Prof. Dr. Joaquim Júlio de Almeida Junior
  • Prof. Dr. Luiz Leonardo Ferreira
  • Prof. Me. Evandro Salvador Alves de Oliveira
  • Prof. Me. José Humberto Rodrigues dos Anjos
  • Prof. Me. Hélio Ranes de M. Filho
  • Profª. Ma. Maisa Ribeiro
  • Prof. Me. Vantuil Moreira de Freitas
  • Profª. Ma. Luciene Aparecida C. Pinto
  • Profª. Ma. Suzane Ribeiro Milhomem
  • Profª. Ma. Juliana Silva Guabiroba
  • Profª. Ma. Lorena Cristina Curado Lopes
  • Profª. Ma. Wainny Rocha
  • Prof. Me. Zaqueu Henrique de Souza
  • Prof. Ma. Irondina de Fátima Silva
  • Prof. Me Reuber da Cunha Luciano
  • Profª. Ma. Raquel Loren Reis Paludo
  • Profª. Esp. Selma Araújo Carrijo
  • Prof. Esp. Claudir José Goltz

Inscrição

As inscrições para participação no III COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR E I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR, serão de 05/03 até 18/05/2018. Não serão realizadas inscrições após essa data.

Valores das inscrições

  • Inscrições para estudantes: R$ 30,00
  • Inscrições para professores e público geral: R$ 40,00

Clique aqui para fazer sua inscrição

O artigo deverá apresentar no mínimo 10 e no máximo 14 páginas, incluindo as referências.

Formatação

O texto deverá ser enviado em arquivo Word compatível com a versão 2003, ou similar e deverá ser organizado considerando a seguinte estrutura: Idioma: português; Fonte: Times New Roman, estilo normal, corpo 12 (tamanho da letra); Espaçamento entre linhas 1,5; Alinhamento: justificado; margens esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm. As citações no corpo do texto devem obedecer as normas da ABNT em vigência.

Título

O título deverá ser conciso, refletir o conteúdo do trabalho, ser digitado em caixa alta, em negrito, centralizado e sem ponto final.

Autores

Os nomes completos dos autores deverão ser posicionados abaixo do título, alinhados à direita e considerando a ordem de autoria. Em nota de rodapé devem constar descrição de seu vínculo institucional, titulação acadêmica e correio eletrônico de todos os autores.

Resumo

O resumo terá no máximo 300 palavras e deverá contemplar os objetivos, questões teóricas, metodológicas, principais achados e contribuições.

Palavras-chave

No mínimo três (3) e no máximo cinco (5), separadas por ponto.

Estrutura do Trabalho

O trabalho deverá conter introdução, justificativa, objetivos, metodologia, análise e discussão de dados, considerações finais ou conclusão e referências, obedecendo as especificidades de cada eixo temático.

Subtítulos (facultativo)

Entende-se por subtítulos as subdivisões contidas dentro dos tópicos principais descritos ao longo do capítulo. Nesses casos deverão estar em negrito, com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula.

Tabelas e Figuras (facultativas)

As tabelas e/ou figuras devem ser diagramadas o mais próximo possível do texto onde forem mencionadas. Devem ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, sendo referenciadas no texto com as palavras “Tabela” ou “Figura” e o numeral correspondente. Ao publicar tabelas e figuras de outras fontes, deverá citar a fonte.

O resumo expandido deverá apresentar no mínimo quatro (04) e no máximo seis (06) páginas, incluindo as referências.

7.2.1 Formatação

O texto completo deverá ser enviado em arquivo Word compatível com a versão 2003, ou similar e deverá ser organizado considerando a seguinte estrutura: Idioma: português; Fonte: Times New Roman, estilo normal, corpo 12 (tamanho da letra); Espaçamento entre linhas 1,5; Alinhamento: justificado; margens esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm. As citações no corpo do texto devem obedecer as normas da ABNT em vigência.

Título

O título deverá ser conciso, refletir o conteúdo do trabalho, ser digitado em caixa alta, em negrito, centralizado e sem ponto final.

Autores

Os nomes completos dos autores deverão ser posicionados abaixo do título, alinhados à direita e considerando a ordem de autoria. Em nota de rodapé devem constar descrição de seu vínculo institucional, titulação acadêmica e correio eletrônico de todos os autores.

Resumo

O resumo terá no máximo 300 palavras e deverá contemplar os objetivos, questões teóricas, metodológicas, principais achados e contribuições.

Palavras-chave

No mínimo três (3) e no máximo cinco (5), separadas por ponto.

Estrutura do Trabalho

O trabalho deverá conter introdução, justificativa, objetivos, metodologia, análise e discussão de dados, considerações finais ou conclusão e referências, obedecendo as especificidades de cada eixo temático.

Subtítulos (facultativo)

Entende-se por subtítulos as subdivisões contidas dentro dos tópicos principais descritos ao longo do texto. Nesses casos deverão estar em negrito, com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula.

Tabelas e Figuras (facultativas)

As tabelas e/ou figuras devem ser diagramadas o mais próximo possível do texto onde forem mencionadas. Devem ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, sendo referenciadas no texto com as palavras “Tabela” ou “Figura” e o numeral correspondente. Ao publicar tabelas e figuras de outras fontes, deverá citar a fonte.

O resumo deverá ter no mínimo 300 e máximo 500 palavras e contemplar os objetivos, questões teóricas, metodológicas, principais achados e contribuições. O resumo deverá ser enviado em arquivo Word compatível com a versão 2003, ou similar e deverá ser organizado considerando a seguinte estrutura: Idioma: português; Fonte: Times New Roman, estilo normal, corpo 12 (tamanho da letra); Espaçamento entre linhas 1,5; Alinhamento: justificado; margens esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm.

Título

O título deverá ser conciso, refletir o conteúdo do trabalho, ser digitado em caixa alta, em negrito, centralizado e sem ponto final.

Autores

Os nomes completos dos autores deverão ser posicionados abaixo do título, alinhados à direita e considerando a ordem de autoria. Em nota de rodapé devem constar descrição de seu vínculo institucional, titulação acadêmica e correio eletrônico de todos os autores.

Dimensões: 90 cm de largura por 120 cm de altura;

Corpo: o tamanho e o tipo de letra ficam a critério do autor, desde que o texto seja legível a uma distância de 50 cm;

Título do trabalho (o mesmo do resumo);

Autores;

Instituição;

Introdução (com objetivos), material e métodos (metodologia), resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e principais referências bibliográficas;

Fixação: o pôster deverá vir com madeiramento na parte superior para facilitar fixação do mesmo na estrutura disponibilizada pela organização do evento. É importante destacar que a confecção, bem como a fixação, do pôster é de inteira responsabilidade do participante.

Modelo: Clique aqui para baixar

Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Avaliadora do III COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR E I CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR.

COMUNICAÇÃO ORAL

Nesta edição do evento as sessões temáticas acontecerão em formato de mesas redondas, com todas as apresentações do grupo de trabalho simultaneamente (em forma de diálogos e sem recurso áudio visual). O coordenador da sessão proporá a discussão (articulada) entre os trabalhos a serem apresentados.

Pelo menos um dos autores deverá realizar a apresentação oral, em horário e local designado pela comissão do evento;

As sessões serão coordenadas por professores convidados pela Comissão Científica;

Não será permitida nenhuma alteração no horário estabelecido para as apresentações dos trabalhos;

Cada apresentação deverá ser realizada em, no máximo, 15 minutos perante a Comissão Avaliadora;

O participante deverá permanecer dentro de sala durante todo o período da sessão em que o trabalho fora apresentado.

APRESENTAÇÕES DE PÔSTERES

Os pôsteres serão montados em local, dia e horário a serem divulgados. Os autores indicarão um ou mais representantes, que deverão permanecer junto ao pôster para a apresentação e avaliação dos mesmos.

Calendário

  • 05/03/2018 à 15/04/2018: Período de submissões de trabalhos;
  • 05/03/2018 à 18/05/2018: Inscrições sem submissão de trabalhos;
  • 16/05/2018 à 02/05/2017: Avaliação dos trabalhos pelos revisores;
  • 09/05/2018: Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos;
  • 16/05/2018: Prazo final para reenvio dos trabalhos aprovados com correção.

Deseja mais informações sobre este evento?

Envie já a sua dúvida, sugestão ou reclamação!