Pela primeira vez, a Igreja Católica utiliza da web para integrar dados de paróquias do Brasil.
     O portal guiacatolico.com (www.guiacatolico.com) está recebendo o cadastramento das mais de nove mil paróquias existentes no país e, com os dados, realizará o Censo anual da Igreja Católica do Brasil.
     Trata-se de uma ação pioneira em ambiente web para coleta e mapeamento de dados e informações.
    A pesquisa é promovida pela Promocat Marketing de Serviços. Até o final deste ano, dados coletados entre os cerca de 22 mil presbíteros e religiosas, segundo dados do último censo, realizado em 2005, deverão ser tabulados.
Ferramenta interativa
    O projeto visa compor um cadastro amplo, mantendo-o atualizado constantemente, por meio de tabelas ilimitadas e independentes.
    Todos os cadastrados como paróquias e dioceses, por exemplo, poderão, por meio de senhas, ter acesso às informações de suas regiões e fazer uso da ferramenta para comunicação, como a criação de blogs e sites próprios, além de sites próprios, em concordância com a hierarquia eclesial local.
    O sistema que será utilizado pela Promocat é uma ferramenta interativa de Internet para cadastro, atualização e comunicação, adaptado para a Igreja, e que agrega também todas as tecnologias atuais da Web 2.0, tais como comunidades virtuais de relacionamento, fóruns, chats, blogs, cursos online, entre outros.
    Além das informações padronizadas de cadastramento de pessoas físicas e jurídicas e da captação de dados para pesquisas quantitativas e qualitativas, o sistema permitirá ainda, a criação de comunidades regionais com total liberdade e exclusividade de comunicação e relacionamento entre seus membros.
    Para o secretário-geral da CNBB e vice-presidente do Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (CERIS), Dom Dimas Lara Barbosa, os benefícios gerados para a Igreja por meio dessa nova ferramenta são ainda incalculáveis: “O objetivo é que o CERIS volte a servir à Igreja, com toda a sua experiência a*****ulada nesses mais de 40 anos, além de permitir à CNBB e a seus órgãos, total acesso às informações e utilização do sistema para seus interesses. Mas acreditamos que a velocidade da Internet nos surpreenderá com vantagens futuras”.
     Dom Dimas disse ainda que, a partir do Censo Anual via o portal www.guiacatolico.com . todos os setores da Igreja terão destaque no sistema, “como os projetos sociais que passarão a contar com uma ferramenta de divulgação e, até mesmo, captação de recursos”, completou.

Fonte: www.cancaonova.com
Acessado em 20/10/2008