Para alguns o horário de verão é uma boa. Para outros, nem tanto.
     Segundo o Jornal da Tarde, uma pesquisa conduzida por laboratórios de cinco países sul-americanos com 9.251 pessoas no Brasil revela que 46% da população sente algum tipo de desconforto com o começo do horário de verão.
    A mudança ocorre à zero hora de domingo, quando os relógios serão adiantados em uma hora, e termina à zero hora de 15 de fevereiro de 2009, nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
    Um dos principais desconfortos é a dificuldade para dormir e a sonolência pela manhã. O corpo humano se prepara para acordar poucas horas antes do nascer do sol: a temperatura começa a aumentar e o hormônio cortisol atinge seu pico no organismo.
   Mas quando, como no horário de verão, se é obrigado a acordar mais cedo, essas reações ficam fora de sintonia. O resultado desse desajuste é um sono mais curto, que leva à sonolência e à conseqüente falta de atenção, além de dificuldades de memória e outros problemas, que variam de pessoa para pessoa.
    Para Mario Pedrazzoli, psicobiólogo e geneticista do sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o ideal seria que as pessoas adaptassem o relógio biológico. Uma forma seria adiantar os horários de refeições em uma hora.

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 17/10/2008