Na noite do último dia 05 de outubro, quinta-feira, a Diretoria Executiva em acordo com os docentes e discentes das Faculdades Integradas de Mineiros – FIMES, realizaram cerimônia de homenagem ao Profº MSc Martiniano José da Silva, por ocasião de seu afastamento da sala de aula.
     A cerimônia foi marcada por fortes emoções, dentre elas destacamos a entrada do homenageado que foi conduzido pelas coordenadoras dos cursos de Pedagogia, Profª Marlene R. Cassiano; de Administração, Profª Elisângela Moraes e, representando a coordenadora de Ciências Contábeis, Profª Giovanna Martins.
     O CORAL FIMES, regido pelo Maestro Marcelo Souto interpretou as músicas PRIMAVERA, ASA BRANCA e CABECINHA NO OMBRO, em homenagem ao Profº Martiniano.
     Em nome dos acadêmicos o Presidente do Diretório Acadêmico, Wellington Ferreira de Andrade agradeceu ao homenageado pelo conhecimento transmitido a todas as turmas que ministrou aulas.
    Os docentes e funcionários da FIMES foram representados pelo Profº Luiz Antônio Alves da Costa, que ressaltou a participação do Profº Martiniano nos 21 anos de história da FIMES.
     Em suas palavras de agradecimento, Profº Martiniano contou sua trajetória de vida, ressaltando fatos pitorescos como as primeiras lições na escola rural. Agradeceu ao seu tio Manoel Jorge Silva responsável por tira-lo do sertão e incentiva-lo a ir para a cidade e estudar. "Se não fosse ele eu talvez estava no sertão, foi ele que nos levou para o Mato Grosso". Finalizando, agradeceu a quem lhe trouxe ao mundo, sua mãe e seu pai, em poesia, e todos que contribuíram com sua trajetória no dom de viver em simplicidade.
     A Prefeita Municipal de Mineiros, Sra. Neiba Maria Moraes Barcelos, convidada ilustre da cerimônia, em suas palavras dirigidas ao Profº Martiniano afirmou que "sua biografia justifica esta homenagem, uma pessoa que tem como qualidade sua família, sua dedicação aos pobres, um guerreiro, criador de vários instrumentos de organização dos mineirenses, grande incentivador da Agência Mineirense de Cultura".
     A Diretora Geral da FIMES, Profª Ita de Fátima Silva em suas palavras dirigidas ao Profº Martiniano iniciou dizendo: "quisera Deus que pudéssemos chegar aos 70 anos com este vigor, esta coragem, esta força de lutar pelos seus ideais e pelas pessoas. Não existe ninguém em Mineiros que conhece mais da própria cidade, e da própria história, do que o Senhor, Profº Martiniano. Quando nós sugerimos que ele se afastasse da sala de aula, não foi pensando em esquecê-lo, mas é para que o Senhor possa exercer com tranqüilidade sua capacidade de escrever, seu maior talento. O Senhor não está aposentado, mas sim afastado da sala de aula e não afastado da FIMES, sua presença é importante para toda a comunidade acadêmica. Nós temos que perceber que quem passa por aqui são grandes pessoas e valorizá-las. Finalizo agradecendo a sua família por conceder um tempo de sua preciosa presença para compartilharmos seu conhecimento".