O Guia do Eleitor Cidadão – Eleições 2008 é resultado de três meses de trabalho dos técnicos e servidores do Tribunal Superior Eleitoral e do Senado Federal.
     Foram várias reuniões entre as equipes do Instituto Legislativo Brasileiro e do TSE para a definição do formato, conteúdo, o tipo de linguagem e a programação visual do Guia.
   Uma das principais preocupações da equipe ao longo de todo o processo foi o de adequar ao público, especialmente, o do interior do país, o conteúdo de normas e regras das eleições municipais, de forma a que o eleitor das pequenas cidades pudesse ter um claro entendimento da mensagem.
    Segundo a diretora executiva do ILB, Denise Zoghbi, o Guia do Eleitor Cidadão vai além das regras eleitorais e representa um passo importante no trabalho de educação cidadã dos eleitores para o exercício do voto consciente e para a escolha de candidatos que trabalhem pelos legítimos interesses da comunidade.
    O Guia aborda as três etapas do processo eleitoral: antes, durante e depois das eleições. Ele orienta o eleitor para o exercício do voto consciente nas eleições municipais deste ano, traz dicas para a escolha de bons candidatos e os cuidados que o eleitor deve ter para não se deixar enganar por falsas promessas.
Finalmente, o Guia lembra que a participação do cidadão no processo político deve continuar mesmo após as eleições, na cobrança das promessas de campanha e na fiscalização do trabalho dos eleitos.
 Maiores informações no endereço eletrônico abaixo: https://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/pdf/Guia_do_Eleitor_Cidadao.pdf

Fonte: www.goiaseducacao.com
Acessado em 01/09/2008