Um grupo de estudos concluiu que os usuários da busca do Google tomam decisões inconscientes a respeito do melhor site pesquisado, e, com base nisso, o gigante da internet agora pesquisa aonde vai o olhar de quem utiliza seus serviços.
     O grupo de Pesquisa com Experiência do Usuário divulgou no blog oficial do Google que está realizando uma série de testes e experiências relativas ao rastreamento do olhar, com o intuito de aumentar a usabilidade e a efetividade dos resultados das buscas feitas no site.
     Para realizar os testes, o Google possui hardwares e softwares especiais que seguem os olhos dos participantes enquanto eles realizam uma busca.
     O vídeo mostra pontos vermelhos passeando pelos resultados, sendo que, quanto maior a circunferência, mais tempo o usuário pousou seus olhos naquela área.
    O resultado? O óbvio: os links mais acessados e visíveis são os dois primeiros do resultado da busca, e o usuário segue a ordem de cima para baixo, percebendo e clicando em mais de cinco links da busca, absorvendo cada vez menos texto dos resultados seguintes.

Fonte: www.olhardigital.com.br
Acessado em 18/02/2009