Ao passar por Mineiros, nos dias 14 e 15 de outubro, a Caravana Cultural do Cerrado integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Goiás, que tem a coordenação estadual da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec). A programação composta por oficinas, espetáculos, mostras, cortejos e shows musicais tem como objetivo a interiorização e democratização do acesso à Arte e à Cultura, em 60 municípios goianos.

A Caravana Cultural do Cerrado − Goiás Gira Arte é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em parceria com a Ideia Ambiental e Cultural.

As tendas e o caminhão palco da caravana estarão instalados na Praça do Skate, nesta terça-feira, a partir das 8 horas. As atividades gratuitas de capacitação profissional previstas para manhã e tarde são as Oficinas de pintura em tecido, chaveiro com boneco de lã, puff com pet, patchwork em toalhinha e decoupagem em caixinhas. No dia seguinte, os trabalhos continuam com mini-cursos de desenho de observação, bordado com Oitim, caixas de presente, decoração de objetos de Pet com filtro de café, tiara de fuxico, entre outras artesanias.

Na tenda Brincante, onde a criançada tem encontro marcado com a Turma do Sorriso, os palhaços promovem brincadeiras e gincana, pela manhã. Grupos de capoeira e karatê da cidade se apresentam entre 14h e 17h e, simultaneamente, a caravana organiza jogos por meio do projeto Momento Lúdico Esportivo, na quadra poliesportiva da praça. Durante a estada da caravana, o artista Markus Meneral pinta mural de graffiti, legado deixado pelo Goiás Gira Arte para Mineiros.

O aquecimento para o início dos shows no caminhão palco, no dia 14 de outubro, se inicia com performance da Banda de Percussão Coronel Carrijo, seguido da Orquestra de Violeiros de Mineiros. A dança está representada por grupos de quadrilha e zumba, além de cantiga de roda. A música ocupa o palco com shows de MPB de dois artistas da cidade: Claudimar Oliveira e Polyanna Carrijo. A grande atração da noite é Caique Borges, que compartilha com o público seu repertório de música regional.

Programação especial ficou reservada para a quarta, no caminhão palco, a Praça do Skate é o ponto de chegada do cortejo da Banda Dona Tonica e do Passeio Ciclístico da Campanha de Conscientização para o Trânsito. Clima de festa vai se instalar, por volta das 19 horas, com a apresentação da Banda Municipal Brasilino Alves de Oliveira e o Coral Soltando a Voz. Recital, hip hop e performance cover de John Lennon integram a programação que antecede os três shows de fechamento da noite: Banda Last Chance, Endrigo Moraes e Primos do Pagode.