Prof. Dr. Mauro Brasil Dias Tofanelli
Engº Agrônomo, Doutorado em Produção Vegetal/Fruticultura
ICA/Faculdades Integradas de Mineiros, Fimes

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) das Faculdades Integradas de Mineiros/FIMES acabara de realizar um fato inédito e glorificante, pois publicou artigo científico fruto de trabalho genuíno e exclusivamente desenvolvido pela FIMES.

A publicação do trabalho intitulado "Mercado de frutas frescas no município de Mineiros-GO" aconteceu na Revista Brasileira de Fruticultura (RBF), v.29, n.2, p.282-285, agosto de 2007. A equipe responsável por este feito foi composta pela minha pessoa, pela professora MSc. Marilaine de Sá Fernandes e pelos acadêmicos do curso de Engenharia Florestal Núbia Sousa Carrijo e Oscar Barbosa Martins Filho (bolsistas do Instituto de Dados Estatísticos e de Pesquisas Sócio-Econômicas – Indep).
     Esta façanha é um marco na história desta Instituição de Ensino Superior (IES), pois é a primeira vez que esta desenvolve um trabalho (pesquisa) que resulta em publicação no formato de artigo científico em revista conceituada.
    A RBF é nacional, renomada (conceito A pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Pessoal de Nível Superior – Capes) e a mais importante revista científica do setor no Brasil.
      O referido trabalho foi desenvolvido no mercado varejista de Mineiros-GO e teve como objetivo levantar dados mercadológicos sobre o comércio de frutas no município. A partir desta conquista, a FIMES está verdadeiramente inserida no contexto científico, pois do*****entou e concretizou seu compromisso com a pesquisa que, aliás, é uma das missões de uma IES. Só para ter idéia da dimensão desta conquista, neste fascículo da RBF foram publicados 41 trabalhos, sendo a maioria deles publicado por instituições de ensino e/ou pesquisa renomadas (Quadro 1) e a FIMES, sem "timidez", se inseriu neste grupo.
    Há de se ressaltar a imprescindível participação do INDEP (Instituto de Dados Estatísticos e Pesquisa Sócio-econômicas) e o empenho dos acadêmicos Núbia e Oscar, coordenados pela professora MSc. Marilaine, neste contexto; merecedores até de premiação.
"Estou realmente muito feliz por mais uma vez fazer parte de uma equipe que marcou de forma positiva a atividade científica (pesquisa) nesta Instituição que, juntamente com outras conquistas em que tive participação, como no primeiro projeto científico aprovado e contemplado com financiamento por órgão governamental de fomento à pesquisa (Projeto Uva financiado pelo convênio Sectec-GO/CNPq) e no primeiro e único grupo de pesquisa verdadeiramente cadastrado e credenciado em órgão governamental de fomento à pesquisa, a Rede Goiana de Pesquisa em Fruticultura inscrita na Fapeg-GO, cuja FIMES é proponente e coordenadora" declarou Profº Mauro Brasil.
      É preciso ainda reconhecer que apenas iniciamos o engatinhar na pesquisa, mas o importante é que demos o primeiro passo. Tenho certeza que com a continuidade do apoio e do empenho dos gestores da Fimes para com a evolução da pesquisa nesta IES, somada à adesão e ao envolvimento de mais professores e alunos nas atividades científicas, mais artigos científicos publicados em revistas indexadas pela Capes tornar-se-ão realidade.
      "Publicar trabalho no formato de artigo científico é a melhor e mais reconhecida forma de se demonstrar que se faz pesquisa numa IES."
     Temos que encarar esta vitória não como apenas um artigo publicado, mas como o primeiro e muitos que virão! Esta equipe mesmo, já possui outro artigo científico aceito para publicação que sairá no próximo fascículo da revista científica Horticultura Brasileira e três que já foram encaminhados para estas e outra revistas com boas chances de serem publicados, além de mais um já encaminhado e de mais três que serão encaminhados ainda este ano, inclusive alguns com a participação de outros profissionais como ora a do professor César Sandri, ora a da professora MSc. Sara Cajango Fávero e ora a do pesquisador José Erasmo Paioli Pires do Instituto Agronômico de Campinas (IAC, Campinas-SP).
     Desta forma, hoje a FIMES tem um artigo científico publicado, amanhã serão dois, depois de amanhã serão três e assim por diante!
      O que credencia uma IES como excelência em pesquisa é, prioritariamente, o número de artigos científicos publicados por ano, neste caso, o número é o mais importante, pois a qualidade é garantida pelas próprias revistas científicas.
     As pessoas que se interessarem em obter mais informações sobre o trabalho publicado e o trabalho aceito ou ter acesso às estas publicações podem procurar seus autores na própria IES ou podem acessá-los virtualmente pelo sítio https://www.scielo.br, pois ambas as revistas científicas (RBF e HB) possuem suas versões virtuais e, brevemente, os fascículos correspondentes estarão disponíveis.
     A referência bibliográfica do trabalho publicado na RBF é:
TOFANELLI, M.B.D.; FERNANDES, M. de S.; CARRIJO, N.S.; MARTINS FILHO, O.B. Mercado de frutas frescas no município de Mineiros-GO. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.29, n.2, p.282-286, ago 2007.
     Parabéns equipe, parabéns ICA, parabéns Faculdades Integradas de Mineiros/FIMES.

Quadro 1.
Número de trabalhos científicos por instituição por Estados brasileiros na Revista Brasileira de Fruticultura, v.29, n.2, p.204-413, agosto de 2007.

Universidade Estadual Paulista – Unesp    11
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – Esalq/USP    3
Universidade Federal do Paraná – UFPR    3
Embrapa Semi-Árido, Petrolina-PE    2