A comissão do Projeto Rondon, composta por representantes dos ministérios integrantes do Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon (COS), entre os dias 07 e 16 de maio, avaliou 475 propostas enviadas pelas IES. O Ministério da Defesa divulgou quinta-feira, (18/05) os nomes das 65 Faculdades selecionadas para participar da próxima etapa do Projeto Rondon – Operação Centenário, no mês de julho.
     A FIMES foi representada pela Profª Eliane Irineu Brito e Prof. Geison Resende Martins com o projeto OPERAÇÃO CENTENÁRIO DA COMISSÃO RONDON com uma proposta de ações:
             · CONJUNTO (A): CIDADANIA – capacitar organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania; instalar ou dinamizar conselhos municipais, como os conselhos tutelar, de educação, de saúde, da criança, do meio ambiente, entre outros; disseminar as orientações para obtenção do registro civil; capacitar educadores do ensino fundamental para a prática de leitura, produção de textos e atendimento a portadores de necessidades educativas especiais;
             · BEM ESTAR – capacitar agentes de saúde em saúde da família, saúde ambiental e doenças endêmicas locais; capacitar multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso do álcool e drogas; capacitar multiplicadores em ações de incentivo ao esporte; organizar a implantação de atividades comunitárias solidárias;

O projeto da Profª Eliane e Prof. Geison foi aprovado para a cidade de Boquim no Estado de Sergipe.
     "Nós estamos felizes com a aprovação! Isso demonstra que mesmo sendo uma Instituição pequena, temos capacidade e conhecimento para realizar grandes projetos, em igualdade com universidades renomadas" destacou Profª Eliane.
      A seleção foi feita pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto, após análise de aproximadamente 475 propostas feitas pelas instituições de ensino superior interessadas em enviar alunos e professores para as atividades.
     O principal objetivo do Projeto Rondon, que completa 40 anos em 2007, é o de aperfeiçoar o aprendizado de alunos de curso superior, permitindo contato mais profundo com a realidade brasileira, ao mesmo tempo em que buscam colaborar com o desenvolvimento sustentável das regiões visitadas.
     Essa nova etapa do Rondon, denominada Operação Centenário, será realizada entre os dias 06 e 30 de julho, nos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais e Sergipe. Ao todo serão atendidos 58 municípios, com a participação de 928 rondonistas, entre alunos e professores.
     Lembrando ainda que a Professora Eliane Irineu Brito já está de posse dos bilhetes das empresas aéreas (passagem) para a sua viagem precursora, onde conhecerá a realidade (adaptar o projeto), do município buscando adaptar o projeto. Posteriormente, em julho/07, os professores Eliane e Geison  e os acadêmicos que farão parte da equipe.

Matéria enviada por:
Profª Eliane Irineu Brito