O "Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular", comemorado pela primeira vez em 29 de outubro de 2005, foi precedido por seminários de sensibillização e por publicações da ABMES sobre o tema responsabilidade/compromisso social das IES.
A 1ª edição e 2ª edição da campanha contaram com a adesão das entidades representativas do ensino superior particular, de sindicatos, das representações regionais da ABMES, dos Fóruns de Extensão e de Graduação das IES particulares, da Universidade Solidária, da Rádio Bandeirantes, do Canal Futura e de veículos de comunicação das instituições associadas, dentre outros.
O Ensino Responsável 2007 ocorrerá no dia 27 de outubro.
Dentre os objetivos desta ação Nacional, observa-se: organizar, anualmente, num só dia, em cada uma das IES e/ou em espaços definidos por elas, uma mostra de suas ações. As instituições deverão expor projetos sociais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com informações no site oficial – https://www.abmes.org.br/NovaEstrutura/_subSites/ER2007/Historico/index.asp – especificamente pretende:
· Abrir espaços para as IES mostrarem as atividades;
· Permitir o debate de temas voltados ao ensino superior: ética, reformas do ensino, cidadania dentre outros;
· Unir forças e mostrar a pujança do setor particular;
· Fortalecer parcerias entre as IES e a sociedade;
· Conferir maior visibilidade ao setor;
· Permitir trocas de experiências.

A FIMES se filiou à Associação Brasileira das Mantenedora do Ensino Particular e integra a rede nacional do DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL.
"Esta é uma oportunidade ímpar para as IES mostrarem que as ações inovadoras contribuem para: revitalizar o ensino, a pesquisa e a extensão; consolidar práticas de gestão; desenvolver trabalhos interdisciplinares; além de parcerias com instituições congêneres, empresas; dentre outras" afirmou Profª Marilaine de Sá Fernandes, responsável pelo projeto junto à FIMES.