A EMBRAPA Meio Ambiente de Jaguariúna – SP lançou no dia 23 de setembro o livro: USO AGRÍCOLA DAS ÁREAS DE AFLORAMENTO DO AQUÍFERO GUARANI, organizado pelo pesquisador Marco Antônio Ferreira Gomes.
Na ocasião participaram do projeto como autores e co-autores de alguns capítulos, professores e acadêmicos da FIMES.
Além da Prof. Márcia Maria de Paula, também integraram o projeto o Prof Manuel Rodrigues Carballal (Manolo) e o acadêmico Alcebíades Diogo, do curso de Engenharia Florestal.

Obra é dividida em 3 partes
Na parte 1 (Água Subterrânea no Brasil – o Aquífero Guarani), composta por dois capítulos, ambos de autoria de Marco Antonio Ferreira Gomes, são mostrados ao leitor as características e o potencial deste aquífero quanto a sua capacidade de abastecimento e alguns mecanismos que interferem na qualidade da água, tendo como referência algumas considerações de profissionais da área de hidrogeologia.
A parte 2 (Uso Agrícola das Áreas de Afloramento do Aquífero Guarani no Brasil e Impactos na Qualidade da Água Subterrânea) tem15 capítulos de autoria de diversos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente em parceria com outras instituições de ensino e de pesquisa. Nela são relatadas as experiências e os resultados obtidos ao longo dos anos, enfocando o uso agrícola das áreas de afloramento do Guarani e seus impactos na qualidade da água subterrânea.
Já a parte 3 (Ações de Gestão Agroambiental para as Áreas de Afloramento do Aqüífero Guarani no Brasil), é composta por três capítulos, de autoria de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, sendo alguns co-autores de instituições parceiras. Nela são relatadas propostas de gestão com enfoque agroambiental para as áreas de afloramento, como medidas alternativas de uso e de manejo agrícola. Nessa abordagem, de acordo com Gomes, foram consideradas duas regiões, localizadas em três estados – Microbacia do Córrego do Espraiado, Ribeirão Preto, SP, Nascentes do Rio Araguaia, em Mineiros, GO e Alto Taquari, MT .
O livro é destinado a técnicos do setor agropecuário, pesquisadores, professores e estudantes de ensino superior que atuam na área ambiental e na interface das relações entre a agricultura e o meio ambiente. Informações adicionais e aquisição podem ser obtidas no https://www.cnpma.embrapa.br/.

Instituições parceiras
Embrapa Solos (Rio de Janeiro)
Instituto Biológico (Campinas e São Paulo)
USP/Ribeirão Preto
Instituto Agronômico (Campinas, SP)
Unicamp/Departamento de Química Analítica
Agência Rural (Mineiros, GO)
Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior/Mineiros
Unaerp/Ribeirão Preto
Daerp/Ribeirão Preto
Oréades – Núcleo de Geoprocessamento (Mineiros, GO)
Comiva – Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Vale do Araguaia (Mineiros, GO).

Fonte:
Matéria enviada por