A FIMES como Instituição de Ensino Superior já reconhecida no Centro Oeste, unidade universitária que atua nas áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas, ciências agrárias e ciências exatas e da terra, agora inicia uma nova etapa  na sua proposta de trabalho, "Educação a Distância ( EAD)." 
     A Educação a Distância vem contribuindo para aumentar os índices de inserção na educação superior do país, diminuindo assim as desigualdades sociais.  Seja em grandes centros urbanos ou nas regiões mais remotas do país, a EAD amplia as oportunidades de qualificação e especialização para a sociedade dentro de uma nova cultura do aprendizado.
     A EAD como nova cultura de ensino-aprendizagem, oferece estratégias de estudos individuais, visando o fortalecimento da autonomia do estudante na produção do seu conhecimento.
     Visando atender uma realidade social e as expectativas profissionais daqueles que não dispunham de condições para freqüentar a sala de aula, a FIMES passou a oferecer formação por meio da metodologia de Educação a Distância, em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC- da Bahia, hoje uma das referências nacional em qualidade de educação nessa modalidade de ensino.
     A primeira etapa de implantação da EAD, nas Faculdades Integradas de Mineiros, estará oferecendo os cursos de licenciaturas em: Biologia, História, Letras (português e inglês), Matemática, Química, Física, Geografia e Ciências Naturais. 
     Também oferecerá os cursos de Pós-Graduação em: Gestão Escolar, História da Cultura Afro-Brasileira, Educação Matemática com Novas Tecnologias, Psicopedagogia, Gestão Ambiental, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas em Ambiente Organizacional e Gestão em Contabilidade Social.
     Os cursos oferecidos estarão apoiados por Unidades pedagógicas compostas de tutores especialistas para cada curso, que acompanharão os alunos nas aulas ao vivo via satélite; sala de tutoria presencial com atividades on-line dinâmicas, interativas e computadores de suporte para trabalhos individuais ou em pequenos grupos; laboratório de informática com computadores conectados à internet à disposição dos alunos.
     As inscrições para o vestibular dos cursos de licenciatura e pós-graduação já estão abertas e poderão ser feitas na FIMES ou através do site www.ead.ftc.br https://www.ead.ftc.br/processoseletivo .
      O prazo das inscrições vai até o dia 04 de maio para as licenciaturas e 05 de maio para a pós- graduação.

Matéria enviada por:
Profª Wanda Pereira de Lima e Silva
Coordenadora do EAD/FIMES