A 7ª Festa da Semente foi realizada com sucesso no último sábado, dia 12 de setembro, na Associação Rural Salto Diamantino em Mineiros-GO. O evento cumpriu seus objetivos que tinha como foco principal dar visibilidade à Agricultura Familiar na região ressaltando sua importância na produção de alimentos, na promoção da saúde e da cultura regional.

O evento foi uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, parceria  da Prefeitura Municipal de Mineiros através das Secretarias de Agropecuária e Saúde, EMATER, Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, da Odebrecht Agroindustrial, Associação Rural dos Pecuaristas e Agricultores da Região Salto Diamantino, Cooperativa Mista dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Mineiros – COOPERMIN e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros.

Durante a realização da 7ª Festa da Semente aconteceu a tradicional troca de sementes, o V Encontro de Criadores de Suíno Caipira. Destaca-se ainda a participação do Projeto Cultivando Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e a participação de, aproximadamente, 300 pessoas entre agricultores, técnicos, universitários, representantes do governo, agentes financeiros e comunidade em geral.

Essa iniciativa tem como objetivo o consumo de alimentos saudáveis, isentos de resíduos químicos. Dessa forma, entende-se que os princípios da Agroecologia sejam mais compatíveis com os sistemas de produção para a agricultura familiar. A Agroecologia propõe uma abordagem de produção agrícola integrada aos ciclos naturais e à dinâmica social local o que rendeu a esse trabalho o reconhecimento mundial, onde a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Instituto Interamericano de cooperação para a agricultura -IICA convidaram a equipe a participar de um workshop para apresentar o modelo adotado pela Festa da Semente.