A Coordenadora da Faculdade de Pedagogia e Matemática, Profª Marlene Cassiano Ribeiro recepcionou os acadêmicos e a conferencista da noite, Mestranda Monaliza Angélica Santana da UNITRI -MG: "agradecemos a presença de todos os acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática que estão presentes nesta noite tão importante para todos os educadores. A discussão deste tema, FAMÍLIA E ESCOLA é relevante e atual. Esperamos que a contribuição da Profª Monaliza seja expressiva para todos os educadores aqui presentes. De modo particular agradecemos a Profª Monaliza pela disponibilidade e satisfação!"
     Em suas palavra, Profª Monaliza ressaltou o papel da família na educação da criança e do adolescente, bem como explicou qual o papel da escola no cenário atual da educação.
     "Nós sabemos da dificuldade por que passa a educação no âmbito da sala de aula nestes tempos, temos relatos de violência contra professores, indisciplina na sala, falta de atenção dos alunos, baixo nível de aprendizagem. Isso é um reflexo da sociedade. Como as famílias estão estruturadas? Que tipo de indivíduo nós estamos formando em nossas casas? A escola talvez seja a primeira a sentir as conseqüências da desordem familiar instaurada nos tempos atuais" afirmou Monaliza.
     O debate terminou com um consenso entre a conferencista e o público participante, depois de noventa minutos de atenção e participação: "é preciso cuidar da família se queremos uma escola melhor a cada dia e é preciso melhorar o ensino para modificarmos a família pela educação".