É o que estima o Ministério da Educação, baseada no censo escolar de 2002. De acordo com as projeções, há um déficit de 235 mil professores de Ensino Médio e 475 mil professores no Ensino Fundamental de quinta a oitava série. Entre as disciplinas, a demanda é maior por licenciados em Matemática, Física, Química e Biologia.
     De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, salas de aula cheias, conflitos, salários baixos afastam novos profissionais. Ainda assim, a procura por cursos universitários que formam profissionais da Educação é grande.
     Nos últimos dez anos, o curso de Pedagogia foi um dos que tiveram maior crescimento de procura na Fuvest. O aumento da procura se deve à LDB (Lei de Diretrizes e Bases), de 1996, que estabelece a necessidade de nível superior para dar aulas na Educação infantil e Ensino Fundamental de primeira a quarta séries.

Matéria acessada em 22 de março de 2007, às 09:00h <www.goiasecuação.com.br> Fonte: Folha de SP