Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NAPSI

O que é o NAPSI?

É um serviço de atendimento à comunidade (alunos, professores, coordenadores e corpo técnico-administrativo) que visa auxiliar na aprendizagem e no trabalho, com ênfase nos fatores de ordem emocional, pessoal, familiar e interpessoal.

Serviços do NAPSI:

  • O serviço pretende orientar na melhor estratégia de aprendizagem, plano de estudos.
  • Orientação na carreira escolhida e também na adaptação à vida universitária.
  • Orientação aos professores, coordenadores.
  • Pesquisas, prevenção e intervenção na comunidade Unifimes.

Onde funciona o Serviço de Atendimento:

Sala 07: Bloco 1 – Erasmo Rodrigues.

Custo para o Acadêmico:

Nenhum custo.

Horários de Atendimento: Temporariamente apenas por agendamento

Nota: Para o atendimento em Mineiros, o agendamento deverá ser realizado via e-mail do NAPSI, napsi@unifimes.edu.br e pelo telefone 64 3672-5152, nos seguintes horários:

Segunda e quarta: 8:00 às 21:30
Terça, quinta e sexta: 8:00 às 12:00 e das 18:00 às 21:30

Objetivo Geral:

O Serviço de Psicologia Escolar tem por objetivo na Instituição de Ensino Superior dar apoio a mesma e promover o processo educativo, principalmente nas dimensões de ensino, aprendizagem e desenvolvimento.

Objetivos Específicos:

  • Identificar as necessidades para a promoção do desenvolvimento do acadêmico do estudante;
  • Dar oportunidade ao crescimento psicossocial;
  • Auxiliar e facilitar na integração de novos estudantes e professores;
  • Promover o bem estar dos estudantes durante a vivência na IES;
  • Oferecer apoio psicológico e psicopedagógico à comunidade acadêmica;
  • Assessorar no processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais.

Metodologia

O Serviço de psicologia escolar tem suas ações em três dimensões:

  • Gestão Institucional;
  • Gestão Acadêmica;
  • Desenvolvimento do estudante.

Esta proposta pretende contemplar em sua fase inicial o desenvolvimento do estudante. Adotando o seguinte procedimento:

  • Atendimento psicológico e psicopedagógico diante dos encaminhamentos de professores e coordenadores;
  • Apoio e orientação psicológica nas dificuldades apresentadas pelo estudante na vivencia acadêmica;
  • Oficinas, palestras com temas relevantes na promoção do bem-estar acadêmico.

Os atendimentos ocorrerão de forma individual e em grupo.

Resultados Esperados:

Promoção do desenvolvimento psicossocial e de aprendizagem dos estudantes universitários para que o ato educativo alcance seus objetivos.

Esta página tem por objetivo cadastrar psicólogos externos à Instituição Unifimes, para atendimento social das demandas que o NAPSI ( Núcleo de Atendimento Psicopedagógico) recebe ao acolher queixas de acadêmicos, docentes, técnicos administrativos. O NAPSI realiza o acolhimento, escuta especializada, encaminhamento externo.

Para que você profissional psicólogo possa se cadastrar para receber esses atendimentos acesse o link a baixo com os dados descritos a seguir:

LOGIN: psicologoexterno@unifimes.edu.br

SENHA: Napsi5100

LINK PARA ACESSO:

Programas de Atendimento NAPSI

  1. Acolhimento e psicoterapia breve e focal.


    Objetivo: oferecer suporte psicológico para acadêmicos e funcionários, especialmente com foco nas demandas que precarizam o bem-estar do sujeito no que diz respeito aos estudos e/ou ao trabalho.

    Público-alvo: acadêmicos e funcionários.

  2. Grupos terapêuticos.

    2.1 Grupo terapêutico: Longe de casa

    Objetivo: oferecer suporte psicológico para acadêmicos que morem fora de casa para estudar, focando nas dificuldades de adaptação no que se refere à solidão, autocuidado e inclusão.

    Público-alvo: acadêmicos que morem fora de casa.

    2.2 Grupo terapêutico: Lidando com a angústia: arte e relaxamento como estratégias terapêuticas.

    Objetivo: oferecer suporte psicológico para acadêmicos e funcionários (em distintos grupos), que vivenciem experiências de angústia, mal-estar e ansiedade no cotidiano, fatores que podem impactar seu bem-estar e desempenho.

    Público-alvo: acadêmicos e funcionários.

  3. Anjo da guarda.

    Objetivo: oferecer suporte para os acadêmicos ingressantes no sentido de integrá-los à cultura institucional.

    Público-alvo: acadêmicos ingressantes e acadêmicos do período imediatamente superior.

  4. Projeto de vida

    Objetivo: preparar os acadêmicos do penúltimo período de seus cursos para a entrada no mercado de trabalho.

    Público-alvo: acadêmicos do penúltimo período.

  5. Assembleia de turma.

    Objetivo: oferecer suporte psicológico para as turmas que estejam passando por alguma dificuldade relacional (livre demanda).

    Público-alvo: acadêmicos.

  6. Café com prosa e/ou lives de temas específicos.

    Objetivo: oferecer à comunidade acadêmica informações referentes à temas ligados ao cotidiano institucional, especialmente àqueles que se referem à saúde e educação.

    Público-alvo: acadêmicos e funcionários.

  7. Programa de reconhecimento.

    Objetivo: promover o reconhecimento de algum acadêmico ou funcionário que faça a diferença, isto é, que merece ser reconhecido por seu esforço, por alguma ação ou ideia.

    Público-alvo: acadêmicos e funcionários.

  8. Programa setembro amarelo

  9. Reorientação profissional

Objetivo: atender os estudantes que estão com dificuldades em prosseguir o curso escolhido e proporcionar reorientação da escolha profissional

Público alvo: estudantes ingressantes