Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NAPSI
O que é o NAPSI?
É um serviço de atendimento à comunidade (alunos, professores, coordenadores e corpo técnico-administrativo) que visa auxiliar na aprendizagem e no trabalho, com ênfase nos fatores de ordem emocional, pessoal, familiar e interpessoal.
Serviços do NAPSI:
- O serviço pretende orientar na melhor estratégia de aprendizagem, plano de estudos.
- Orientação na carreira escolhida e também na adaptação à vida universitária.
- Orientação aos professores, coordenadores.
- Pesquisas, prevenção e intervenção na comunidade Unifimes.
Onde funciona o Serviço de Atendimento:
Sala 07: Bloco 1 – Erasmo Rodrigues.
Custo para o Acadêmico:
Nenhum custo.
Horários de Atendimento: Temporariamente apenas por agendamento
Nota: Para o atendimento em Mineiros, o agendamento deverá ser realizado via e-mail do NAPSI, napsi@unifimes.edu.br e pelo telefone 64 3672-5152, nos seguintes horários:
Objetivo Geral:
O Serviço de Psicologia Escolar tem por objetivo na Instituição de Ensino Superior dar apoio a mesma e promover o processo educativo, principalmente nas dimensões de ensino, aprendizagem e desenvolvimento.
Objetivos Específicos:
- Identificar as necessidades para a promoção do desenvolvimento do acadêmico do estudante;
- Dar oportunidade ao crescimento psicossocial;
- Auxiliar e facilitar na integração de novos estudantes e professores;
- Promover o bem estar dos estudantes durante a vivência na IES;
- Oferecer apoio psicológico e psicopedagógico à comunidade acadêmica;
- Assessorar no processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais.
Metodologia
O Serviço de psicologia escolar tem suas ações em três dimensões:
- Gestão Institucional;
- Gestão Acadêmica;
- Desenvolvimento do estudante.
Esta proposta pretende contemplar em sua fase inicial o desenvolvimento do estudante. Adotando o seguinte procedimento:
- Atendimento psicológico e psicopedagógico diante dos encaminhamentos de professores e coordenadores;
- Apoio e orientação psicológica nas dificuldades apresentadas pelo estudante na vivencia acadêmica;
- Oficinas, palestras com temas relevantes na promoção do bem-estar acadêmico.
Os atendimentos ocorrerão de forma individual e em grupo.
Resultados Esperados:
Promoção do desenvolvimento psicossocial e de aprendizagem dos estudantes universitários para que o ato educativo alcance seus objetivos.
Esta página tem por objetivo cadastrar psicólogos externos à Instituição Unifimes, para atendimento social das demandas que o NAPSI ( Núcleo de Atendimento Psicopedagógico) recebe ao acolher queixas de acadêmicos, docentes, técnicos administrativos. O NAPSI realiza o acolhimento, escuta especializada, encaminhamento externo.
Para que você profissional psicólogo possa se cadastrar para receber esses atendimentos acesse o link a baixo com os dados descritos a seguir:
LOGIN: psicologoexterno@unifimes.edu.br
SENHA: Napsi5100
Programas de Atendimento NAPSI
-
Acolhimento e psicoterapia breve e focal.
Objetivo: oferecer suporte psicológico para acadêmicos e funcionários, especialmente com foco nas demandas que precarizam o bem-estar do sujeito no que diz respeito aos estudos e/ou ao trabalho.Público-alvo: acadêmicos e funcionários.
-
Grupos terapêuticos.
2.1 Grupo terapêutico: Longe de casa
Objetivo: oferecer suporte psicológico para acadêmicos que morem fora de casa para estudar, focando nas dificuldades de adaptação no que se refere à solidão, autocuidado e inclusão.
Público-alvo: acadêmicos que morem fora de casa.
2.2 Grupo terapêutico: Lidando com a angústia: arte e relaxamento como estratégias terapêuticas.
Objetivo: oferecer suporte psicológico para acadêmicos e funcionários (em distintos grupos), que vivenciem experiências de angústia, mal-estar e ansiedade no cotidiano, fatores que podem impactar seu bem-estar e desempenho.
Público-alvo: acadêmicos e funcionários.
-
Anjo da guarda.
Objetivo: oferecer suporte para os acadêmicos ingressantes no sentido de integrá-los à cultura institucional.
Público-alvo: acadêmicos ingressantes e acadêmicos do período imediatamente superior.
-
Projeto de vida
Objetivo: preparar os acadêmicos do penúltimo período de seus cursos para a entrada no mercado de trabalho.
Público-alvo: acadêmicos do penúltimo período.
-
Assembleia de turma.
Objetivo: oferecer suporte psicológico para as turmas que estejam passando por alguma dificuldade relacional (livre demanda).
Público-alvo: acadêmicos.
-
Café com prosa e/ou lives de temas específicos.
Objetivo: oferecer à comunidade acadêmica informações referentes à temas ligados ao cotidiano institucional, especialmente àqueles que se referem à saúde e educação.
Público-alvo: acadêmicos e funcionários.
-
Programa de reconhecimento.
Objetivo: promover o reconhecimento de algum acadêmico ou funcionário que faça a diferença, isto é, que merece ser reconhecido por seu esforço, por alguma ação ou ideia.
Público-alvo: acadêmicos e funcionários.
-
Programa setembro amarelo
-
Reorientação profissional
Objetivo: atender os estudantes que estão com dificuldades em prosseguir o curso escolhido e proporcionar reorientação da escolha profissional
Público alvo: estudantes ingressantes