Na última terça feira, 27 de março, o Clube de Jardinagem de Mineiros realizou uma palestra com o tema “Jardim do Pátio Escolar”, proferida pela ex-aluna do Curso de Engenharia Florestal da UNIFIMES, Emiliane Cristina Rezende Pedriel. O tema foi objeto de estudo da monografia por ela apresentada, no início deste ano, como trabalho de conclusão de curso e que tinha como foco a elaboração de um projeto paisagístico para o pátio do Centro Educacional Chico Xavier.

Durante a palestra, foi apresentada a importância da implantação de um jardim, adequado para a área escolar, destacando suas funções recreativas, pedagógicas e a conseqüente interação das crianças com a natureza. “Procurou-se dar identidade ao jardim com uma composição de estilos de jardim tropical com contemporâneo. Sua função é embelezar a fachada do prédio, melhorar a aparência do local atendendo tanto aos aspectos estéticos quanto aos funcionais. Tornando o jardim num espaço adequado utilizado pela equipe de professores, funcionários e crianças, para a realização de atividades de lazer, contato com a natureza e demais atividades pedagógicas”, ressaltou Emiliane Pedriel.

Foram apresentadas também as plantas baixas desse projeto que deve começar a ser implantado ainda na primeira metade desse ano.

O Centro Educacional Chico Xavier é um projeto idealizado pela Comunidade Espírita Allan Kardec de Mineiros e tem o intuito de oferecer às famílias de baixa renda um espaço onde as crianças de 0 a 5 anos possam estudar e passar o dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos, o Centro Educacional enfrenta muitas dificuldades para se manter. Já se encontra em funcionamento há aproximadamente um mês, sendo que a maior parte dos recursos utilizados é proveniente de doações.

Para implantar esse jardim também será preciso a participação de voluntários. Pensando nisso, o Clube de Jardinagem está organizando um mutirão para iniciar a execução desse projeto no dia 05 de abril de 2012 (quinta feira), a partir das 08:00 horas, no pátio do Centro Educacional, situado à Rua França José de Sousa, Qd 95, Lt 17, no Setor Boa Vista em Mineiros – GO (próximo ao Hospital Municipal) e convidamos quem quiser contribuir com mudas de plantas ou com mão de obra a participar desse mutirão.

Quem quiser ajudar o Centro Educacional doando alimentos para merenda escolar, material de escritório, mobília, etc., também contribuirá muito com essa entidade tão importante para a comunidade mineirense. Para isso, basta entrar em contato com a Profª Valúcia (64-988-2417) ou com a Elenice, diretora do Centro Educacional (64 9294-5619), para obter mais informações sobre doações.

Angelita Oliveira Freitas
Clube de Jardinagem