O acadêmico de Medicina Edelício Belarmino de Sá Júnior publicou um artigo, fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBIC) na revista Aracê (vol. 7, n. 2, 2025), com Qualis-CAPES A2.
O artigo intitulado “Estresse e Burnout em colaboradores de uma instituição do ensino superior” propôs descrever a prevalência de sintomas de estresse e burnout em funcionários de uma instituição de ensino superior do sudoeste goiano. Como resultado, foi observado que 83% do quadro de funcionários apresenta alguma sintomatologia de estresse, sendo 29% moderado, 29% na forma grave e 25% na forma leve. Para o Burnout observou-se que 100% dos funcionários estão em alguma fase de desenvolvimento da síndrome, 44% na fase inicial, começo de instalação 31% e Burnout considerável em 3%. Com isso a pesquisa demonstra a necessidade de intervenções institucionais com a saúde mental dos colaboradores.
A versão completa do estudo está disponível no link: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/3289
Autores: Edelício Belarmino de Sá Júnior, Gabrielle Lorraini Pereira Longhi, Marcos Vinícius Fonseca da Silva, Emanoely Roos Fontana e Armante Campos Guimarães Neto.