Nos dias 25 e 26 de novembro, em Goiânia, foi realizado um curso teórico-prático sobre Clínica e Manejo de Répteis, ministrado pelo Médico Veterinário Rodrigo Rabello. A aluna Sandy Isabela, estudante do 3º período do curso de Medicina Veterinária da Unifimes, esteve presente e nos contou detalhes sobre o evento:

“No dia 25, os presentes puderam aprender mais sobre abordagem dos principais casos clínicos, anatomia dos répteis e os seus tipos de ataques, formas de contenção e como evitar acidentes entre outros. No dia 26, aplicada toda a parte teórica na prática, os participantes puderam manusear serpentes (do tipo Corn Snake) e crocodilos, além de fazerem exame clínico completo nos mesmos e presenciar o procedimento de raios-X em serpentes.”

A contenção é o momento de maior estresse na vida de um animal silvestre, podendo acarretar reações potencialmente fatais. Os principais objetivos da contenção são: proteger o examinador, o auxiliar e o animal; facilitar o exame físico; evitar fugas e acidentes como fraturas; permitir procedimentos diversos, como medicação injetável, curativos, exames radiográficos, colheita de sangue, entre outros.