Nos dias 12 e 13 de novembro de 2015 estudantes e professores da UNIFIMES, juntamente com agricultores familiares, técnicos da EMATER e Prefeitura de Mineiros,  participaram do I Encontro Agroecológico e Feira da Agricultura Familiar do Território Rural de Identidade Parque das Emas na UFG, em Jataí, representando o município de Mineiros-GO.

O objetivo do evento foi promover discussões, troca de saberes e experiências em Agroecologia dentro de um contexto acadêmico e apresentar os resultados do Centro Integrado de Agroecologia (CIAGRO) da UFG Jataí.

Na ocasião os participantes de Mineiros integraram, como debatedores, de uma mesa redonda com o tema: Comercialização e Mobilização Social na Agricultura Familiar e Certificação e ainda como instrutores de uma das oficinas oferecidas no evento: Agroecologia e Paisagismo Rural.

O evento foi realizado pela UFG Jataí (Programas de Pós-graduação em Geografia e Agronomia, NEAF – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Agricultura Familiar), NEDET – Núcleo de Desenvolvimento Territorial, e Colegiado do Território Rural de Identidade Parque das Emas. Contou com o apoio da Prefeitura de Jataí, EMATER, UNIFIMES, SEBRAE e Ministérios da Educação, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Agrário e Pesca e Aquicultura