Tramita na Câmara dos Deputados Federais o Projeto de Lei 667/07, do deputado federal Manoel Júnior (PSB-PB), que torna obrigatório o ensino de espanhol em escolas públicas de ensino fundamental e médio.
No entanto, de acordo com a proposta, apenas os alunos do ensino médio serão obrigados a freqüentar essas aulas.
A Lei 11.161/05 já determina a implantação gradativa de aulas de língua espanhola no currículo do ensino médio e faculta sua inclusão nos currículos do ensino fundamental.
Os alunos, no entanto, não são obrigados a freqüentar essas aulas.
O autor argumenta que a criação do Mercosul e a proximidade geográfica do Brasil com países de língua espanhola impõem a necessidade de os brasileiros dominarem esse idioma, a fim "de estreitar cada vez mais os laços culturais e econômicos com os países vizinhos".
A proposta determina ainda que, nas aulas de espanhol, seja utilizado material didático específico a ser ser fornecido, gratuitamente, pelos órgãos competentes.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Portal da Câmara dos Deputados
15/09/2007 09:19h