A UNIFIMES – Centro Universitário de Mineiros há muito tempo vem tentando solucionar um grave problema existente na entrada que dá acesso à Fazenda experimental do IPAF, localizada às margens da BR 364 e na manhã de hoje recebeu naquele local, o Engº Pedro Ribeiro Rogério Adriano, Supervisor regional do DNIT, unidade de Jataí.

Antes desta visita a UNIFIMES, já havia emitido a seguinte nota através dos meios de comunicação: “O Centro Universitário de Mineiros comunica que durante os dias 09 a 14 deste mês as aulas da Fazenda Experimental Instituto Luis Eduardo Oliveira Sales foram interrompidas como forma de mobilização e reivindicação dos alunos e professores devido ao acidente ocorrido nas proximidades deste Instituto, no último dia 04, em que vitimou duas pessoas fatalmente. Com esse movimento a UNIFIMES pretende chamar a atenção das autoridades competentes para a implantação de um trevo naquele local, uma vez que desde 2005 foi encaminhado um projeto ao DNIT. Com a dinamização dos cursos que frequentam a Fazenda, o tráfego da rodovia se tornará cada vez mais intenso, aumentando a possibilidade de outros incidentes. Informamos ainda que nossos alunos, em solidariedade aos envolvidos no acidente, mobilizaram-se na realização de um abaixo-assinado para a construção do trevo”.

Após esta visita procuramos o representante do DNIT que não quis gravar entrevista, alegando não ter autorização da assessoria de comunicação daquele órgão federal.

Já a professora Ita de Fátima, reitora da UNIFIMES, nos concedeu a seguinte entrevista:

Contato10 – Profª Ita depois de muita luta o DNIT, envia um técnico para ver de perto o perigo que os alunos e profissionais da UNIFIMES enfrentam ao transitar por esta localidade, o que a senhora pode falar a respeito?

Profª Ita – Desde 2004  estamos encaminhando documentos para o DNIT, para que sejam tomadas as providências necessárias, para que nosso alunos e profissionais tenham acesso a esse campus com segurança, infelizmente até o dia de hoje não tivemos êxito, temos processo encaminhado para a AGETOP, pois nos orientaram que  a mesma construiria este acesso com mais segurança , infelizmente não obtivemos resposta e depois deste acidente que ocorreu aqui, com duas vitimas fatais, ficamos ainda mais preocupados e resolvemos nos mobilizar no sentido de que esta situação seja resolvida o quanto antes. Recebemos aqui o engenheiro supervisor do DNIT da unidade de Jataí, que nos esclareceu que isto aqui não é de responsabilidade do DNIT e sim da instituição, acatamos a sua sugestão, mas não concordamos, pois acho ser impossível fazermos intervenção numa rodovia federal, mas não vamos parar por aqui, continuaremos mobilizados, iremos até os ministérios e buscando o apoio das pessoas e lideranças políticas em nível municipal, estadual e federal que possam  nos ajudar a resolver este grave problema, o que não podemos é deixar nossos alunos e profissionais correndo risco de morte como estão.

Contato10 – Inclusive o representante do DNIT disse que foi dito aqui que politicamente esta obra é viável?

Profª Ita – Sim disse que politicamente foi dito que é viável, por isso é que vamos buscar esta solução contando com o apoio das lideranças políticas como eu disse e tenho a convicção que conseguiremos apoio necessário para resolver esse impasse.