O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizou, no dia 24 de outubro de 2018, por meio de uma parceria com a Instituto de Pesquisa SocioAmbiental – IESA, da Universidade Federal de Goiás, trouxe a Mineiros o pesquisador Dr Lucas Souza Costa Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Na oportunidade o docente ministrou uma palestra com o título “NOVAS APROXIMAÇÕES EM CARTOGRAFIA DA PAISAGEM”, temática em que o autor tem se tornado uma referência no Brasil, sendo um dos destaques nacionais.

Neste mesmo dia foi ministrada também a palestra do doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Jataí – UFJ Adalto Moreira Braz com o tema “ZONEAMENTO TURISTICO DE PAISAGEM DE MINEIROS”. Essa é a temática que o docente está trabalhando em sua pesquisa de doutoramento, desta forma o mesmo apresentou os dados já existentes e o que pretende desenvolver na pesquisa.