O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária fez uma parceria com a Subsecretaria Estadual de Educação – Regional de Mineiros para o desenvolvimento de educação ambiental nas escolas estaduais. O processo é feito com a realização de um diagnostico na escola e, posteriormente, é feito uma palestra para apresentação dos dados do diagnostico para todos alunos da escola. Nesta palestra é buscada a reflexão da comunidade escolar sobre os problemas ambientais.

No dia 05 de abril foi ministrada a palestra no Colégio  Polivalente, com toda comunidade escolar (estudantes e educadores). A palestra teve como tema Meio Ambiente, sendo que esta também compõe parte das atividades da GINCANA TEMÁTICA, CULTURAL, ESPORTIVA E TERRITORIAL PARQUE NACIONAL DAS EMAS, que esta sendo organizada pela Subsecretaria Estadual de Educação – Regional de Mineiros.

Está atividade iniciou-se com aplicação de um Diagnóstico na Escola Polivalente pelo professor Me. Zaqueu Henrique e pelos estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária Álysson, Bethânia, Brendha, Jéssica, João Pedro, Pablo, Paulo Henrique, Polyana Cristian,  Raffael, Rita Lee, e Valeria. Posteriormente foram tabulados em uma plataforma de dados, desenvolvida pela professora Me. Stelamara, e feito gráficos que foram usados na apresentação feita pelo professor Me Zaqueu Henrique, na palestra para a Comunidade Escolar do Colégio Polivalente. A atividade foi acompanhada pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental já citados  e pela professora Me. Stelamara.  O objetivo inicial desta palestra foi dar inicio a um processo de sensibilização para os problemas ambientais e sanitários que afetam diariamente a qualidade de vida da população.