No dia 18 de Junho de 2016 os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de uma aula de campo organizada pelo Professor Me. Zaqueu Henrique e Me. Stelamara no Parque Nacional das Emas, com o objetivo de reconhecer as fitofisionomias do cerrado bem como os aspectos importantes no processo de preservação ambiental. Foram percorridas as trilhas no parque e foram realizadas atividades no Rio Formoso.

No mesmo dia foi realizada uma visita na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos de Chapadão do Céu onde os alunos e professores foram recebidos pelo senhor Alcides (Bidu) que é Coordenador do sistema de coleta, destinação e tratamento dos resíduos sólidos de Chapadão do Céu. Este local foi escolhido por ser uma referência regional na destinação correta de lixo.  O objetivo da aula em Chapadão do Céu foi após o levantamento da situação de vários lixões da região que não atendem o mínimo previsto na legislação, apresentar aos alunos um lugar onde o sistema funciona muito bem, para que tenham referência de uma boa gestão dos resíduos sólidos.