O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif) aprovou a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de estudantes candidatos a vagas nos cursos superiores de tecnologia e licenciatura.
     Reunidos em Palmas, na semana passada, os reitores discutiram a proposta do Ministério da Educação (MEC) de criar um vestibular unificado para todas as instituições federais de educação superior e de utilização do Enem em substituição ao vestibular tradicional.
      O próximo passo é aprofundar as discussões sobre os critérios a serem utilizados. “Concordamos com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em seu questionamento ao atual vestibular, que valoriza mais a memorização do que a capacidade de análise dos alunos”, afirmou o presidente do Conif, Paulo César Pereira, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
     Embora tenham aprovado a adesão à proposta do MEC, os reitores demonstraram preocupações com alguns pontos, como a oferta de vagas para as populações locais, que podem ficar prejudicadas com o vestibular unificado. Também foi levantado o problema da exclusão dos alunos do ensino médio que não tenham participado do Enem, já que o exame não é obrigatório. Segundo o presidente do Conif, as dúvidas e questionamentos serão tratados em encontro, nesta semana, com representantes do MEC, em Brasília.
      Em do*****ento a ser encaminhado ao ministro da Educação, os institutos apresentarão também propostas de acesso dos estudantes aos cursos de nível médio por elas oferecidos. “O tema vem sendo debatido há mais de dois anos. Sabemos que é preciso democratizar o acesso, mas a grande questão é como dar mais oportunidade aos alunos carentes”, disse Pereira. Universidades – Pelo menos 25 das 55 universidades federais já decidiram que vão aderir ao novo Enem. O levantamento foi realizado pela Agência Brasil. As universidades federais terão até o dia 20 de maio para manifestar o interesse em participar do vestibular unificado proposto pelo MEC.

Fonte: www.nota10.com.br
Acessado em 11/05/2009