O Núcleo de Pesquisas e Estudos em Agroecologia da UNIFIMES, EMATER e demais parceiros da Agricultura Familiar de Mineiros, realizaram no dia 02 de dezembro de 2016, sexta, na Fazenda Experimental Luiz Eduardo de Oliveira Sales ( FELEOS) da UNIFIMES, o Encontro da Agricultura Familiar com o objetivo de avaliar os resultados alcançados pela agricultura familiar de Mineiros em 2016 e elaborar um planejamento de ações para 2017.

O grupo trabalhou pela manhã, utilizando metodologia participativa e logo após foi realizado  o Dia de Campo com visita às áreas experimentais da Fazenda da UNIFIMES.

Entre os principais pontos positivos destacados pelo grupo, estão a rede local de cooperação em torno da agricultura familiar e a venda de produtos para a alimentação escolar para as escolas do município, estado e o Programa PAA. Entre os pontos prioritários para o ano de 2017, destacou-se o acesso aos mercados em geral em especial a consolidação das vendas para escolas estaduais, e o fortalecimento da “Campanha Valorize os Produtos da Agricultura Familiar”.

O evento foi uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia, UNIFIMES, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros e Cooperativas COOPERMIN e CREDITAG. Contou ainda com a participação de representantes da Prefeitura de Mineiros, Banco do Brasil, Sub-Secretaria Estadual de Educação, Odebrecht Agroindustrial e Faculdade FAMP.

O almoço servido foi uma celebração ao alimento! Planejado e feito pelas colegas Ildair Carrijo, Neusa Sales e equipe.

Almoço: arroz de cuxá com camarão (leva vinagreira) e salada de beldroega + frango, creme de milho e refogado de maxixe.
Sobremesa: sorvete de murici e de mangaba com calda de vinagreira + queijo cabacinha com melado de cana de açúcar, Licor de jenipapo, de murici, de pequi e de pêra do Cerrado e sucos de vinagreira e de taro com gengibre.