ENCONTRO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM MINEIROS – AVALIAÇÃO  2015 E PLANEJAMENTO DE AÇÕES PARA 2016

O Núcleo de Pesquisas e Estudos em Agroecologia, UNIFIMES e demais parceiros da Agricultura Familiar de Mineiros, realizaram no dia 04 de dezembro de 2015, sexta, na Fazenda Experimental Luiz Eduardo de Oliveira Sales (antigo IPAF) da UNIFIMES, o Encontro da Agricultura Familiar com o objetivo de avaliar os resultados alcançados pela agricultura familiar de Mineiros em 2015 e elaborar um planejamento de ações para 2016.

O grupo trabalhou pela manhã utilizando metodologia participativa e após o almoço foi realizado o Dia de Campo sobre Hortaliças Tradicionais, com a visita ao campo de multiplicação dessas hortaliças.

Entre os principais pontos positivos destacados pelo grupo, estão a rede local de cooperação em torno da agricultura familiar e a venda de produtos para a alimentação escolar para as escolas do município. Entre os pontos prioritários para o ano de 2016, destacou-se o acesso aos mercados, ampliando a venda para as escolas estaduais e o fortalecimento da Feira Agroecológica.

O evento foi uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia, UNIFIMES, EMATER, Prefeitura municipal de Mineiros através das Secretaria de Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços, Educação e Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros, Banco do Brasil S.A., SEBRAE Goiás, Programa Energia Social Para a Sustentabilidade Local, Cooperativas COOPERMIN e CREDITAG.