Dos 560 mil estudantes convocados para participar no último domingo (9) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), 13,2% não compareceram aos locais de prova.
     O índice de abstenção é o menor registrado desde 2004, quando o exame foi criado. Naquele ano, 90% dos alunos foram examinados. O Enade é obrigatório e quem não faz a prova fica sem diploma no final do curso.
     Entre as 30 áreas avaliadas, Pedagogia foi o curso que apresentou menor abstenção, com 11% de faltosos. Já os alunos dos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios foram os que mais faltaram – 34%.
     Nas edições anteriores, o Ministério da Educação criou uma comissão para avaliar as justificativas de falta dos estudantes, apesar de não haver nenhuma obrigação legal para isso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, ainda não há previsão para que a comissão seja instalada este ano.
     Quem faltou à prova precisa esperar até a edição de 2009 do Enade para regularizar sua situação e retirar o diploma. O boletim de desempenho dos participantes do Enade 2008 serão divulgados somente em julho do ano que vem.
 Os gabaritos podem ser conferidos no site:     www.inep.gov.br/superior/enade/2008/resultados

Fonte: Agência Brasil
Acessado no site www.goiaseducacao.com