O Processo Eleitoral da FIMES foi marcado pela tranqüilidade e consolidou uma tendência de crescimento e independência da Instituição. No último dia 01 de dezembro de 2006  participaram das eleições professores, funcionários e acadêmicos regularmente matriculados, totalizando 1347 votantes.
     Os eleitores escolheram o DIRETOR GERAL; o COORDENADOR DE GRADUAÇÃO; o COORDENADOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO; os Coordenadores dos cursos de ADMINISTRAÇÃO; CIÊNCIAS  CONTÁBEIS; ENGENHARIA FLORESTAL; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO; e, ZOOTECNIA.
      A Comissão Eleitoral foi constituída  pelos seguintes professores: Enaldo Resende Luciano (Presidente), Ilza Maria de Queiroz Resende (Secretária), Nilvan Domingos Barbosa, Luiz Antônio Alves Costa e Márcia Maria de Paula.
      "Agradecemos a colaboração de todos os voluntários no bom andamento deste processo eleitoral e ressaltamos como isso foi importante e positivo. Na condução das Eleições prevaleceu o espírito democrático das pessoas, enaltecendo a Instituição FIMES e servindo de exemplo para os próximos pleitos. Ressaltamos ainda, o engajamento de todos os níveis dentro do processo que foi positivo; sem dúvida esta eleição fortaleceu a Instituição, que entra numa nova fase" afirmou o Presidente da Comissão Eleitoral, Profº Enaldo  Luciano.
      O resultado final das Eleições FIMES 2006, com relação aos votos válidos, ficou assim, a saber:

· Ita de Fátima Silva Assis eleita Diretora Geral com 79,74%;
· Irondina de Fátima Silva eleita Coordenadora de Graduação com 78,81%;
· Kátya Bonfim Ataídes Smiljanic  eleita Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação com 55,86%;
· Claudio Fernandes Leite eleito Coordenador do Curso de Administração com 58,37%;
· Juliene Rezende Cunha eleita Coordenadora  do Curso de Ciências Contábeis com 92,36%;
· Paulo Eduardo Dalanesi eleito Coordenador do Curso de Engenharia Florestal com 69,28%;
· Juliana Oliveira de Carvalho eleita Coordenadora do Curso de Sistemas de Informação com 95,33%;
· Emílio Smiljanic Júnior eleito Coordenador do Curso de Zootecnia com 82,09%;

Somente o mandato do DIRETOR GERAL é de três (03) anos, enquanto que os demais cargos terão mandato de dois (02) anos.
      "Serão três anos buscando a concretização do sonho da Universidade de Mineiros. A vitória é da FIMES, da consolidação e da maturidade desta Instituição que aos 21 anos de fundação conquista a maior idade e a independência política. Parabéns família FIMES pela lição de democracia dada à sociedade mineirense" afirmou a Diretora Geral, re-eleita, Profª Ita de Fátima Silva Assis.