O egresso da primeira turma de Educação Física da Unifimes, Maykell Douglas Pereira, e o Prof. Dndo. Evandro Salvador, coordenador do curso de Educação Física e orientador da monografia defendida pelo ex aluno, em dezembro de 2015, obtiveram um artigo completo aprovado no CINAPSE – Conferência Internacional de Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola.

O evento será realizado na Universidade Estadual do Ceará, em novembro de 2016 e trata de uma conferência organizada pelo Núcleo de Investigação em Atividade Física na Escola (NIAFE), cujo tema central permeia as reflexões sobre a construção de um ambiente saudável na sociedade. O objetivo principal da Conferência é fomentar as discussões sobre Atividade Física no ambiente escolar na perspectiva da promoção da saúde.

O trabalho aprovado, com o título “UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, será publicado como capítulo de livro, a ser organizado pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

O artigo é fruto do trabalho de campo desenvolvido por Maykell Douglas, que originou a monografia apresentada na conclusão do curso de Educação Física. Atualmente o egresso é professor de Educação Física do quadro permanente da escola em que realizou a pesquisa, Educandário Nascentes do Araguaia.

Abaixo encontra-se o resumo do artigo:

O texto apresenta análises sobre um teste realizado com uma turma de estudantes do Ensino Fundamental, no município de Mineiros, Goiás. O desenvolvimento motor, foco do presente estudo, se caracteriza como a mudança contínua do comportamento motor ao longo dos espaços e tempos da vida, provocado pela interação entre o tripé: exigências da tarefa motora, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. A partir desse contexto, busca-se responder a seguinte questão: em que fase de desenvolvimento motor estão as crianças, do 5º ano do Ensino Fundamental, considerando as descrições das fases dos movimentos (modelo ampulheta) cunhado por Gallahue, Ozmun, Goodway (2013)? Tendo como pano de fundo tal questão, o presente trabalho objetiva apresentar e analisar as capacidades motoras da turma de crianças em questão. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, em que o referencial teórico compreende os estudos de autores do campo da Educação Física e da motricidade humana, dentre eles Magill (2011), Gallahue (2013), Rosa Neto (2002) e Freire (2001). Como conclusões, destaca-se que as crianças, respeitando o princípio da individualidade e singularidade de cada um, estão na fase do movimento especializado, pois, após a aplicação dos testes, foi possível perceber que elas possuem habilidades motoras mais definidas.