A acadêmica do curso de medicina da Unifimes campus de Mineiros, Laís Barbosa Zerlotti, integrou e foi orientada em seu Trabalho de Conclusão de Curso pela Profa. Dra. Camila Botelho Miguel e contou com a colaboração de Pesquisadores da Unifimes (Dra. Melissa Carvalho Martins de Abreu e Dr. Wellington Francisco Rodrigues) e da Universidade São Judas Tadeu (Dra. Renata Botelho Miguel), os esforços geram o TCC da acadêmica e a publicação na revista.

A pesquisa levantou as principais características da Síndrome de Takotsubo, permitindo fortalecer e auxiliar nas evidências para o diagnóstico e na intervenção da Síndrome; além disso o estudo auxilia na disseminação acerca do tema para os profissionais da saúde e população em geral.

O estudo foi publicado no último semestre de 2022 na revista “Scientia Vitae” um periódico científico com importantes indexadores como a Red Iberoamericana e de reconhecimento da Capes Qualis no Brasil.

O estudo objetivou levantar e esclarecer as abordagens diagnósticas e terapêuticas da Síndrome de Takotsubo, bem como salientar a importância do diagnóstico diferencial, favorecendo a atuação profissional e o conhecimento da população em geral sobre a Síndrome, uma vez que a mesma é vinculada às questões cada vez mais frequentes na população, como o estrese emocional ou físico. A Síndrome de Takotsubo possuiu ainda um curso clínico semelhante ao do infarto agudo do miocárdio o que tornou importante a temática para o trabalho científico desenvolvido.

O estudo pode ser encontrado na integra no “link” a seguir:

http://www.revistaifspsr.com/v14382331.pdf