A Educação Musical em Mineiros ganha com a chagada do curso de Arte Educação na FIMES, que vem acrescentar aos nossos professores a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos, desenvolver sua sensibilidade para melhorar a aprendizagem de nossas crianças na escola.
     Estive recentemente participando do curso de Educação Musical realizado pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, o qual veio trazer mais informações e conhecimento, confirmar e somar as pesquisas que tenho buscado nessa área. Esteve presente também a Irmã Gisélia do Mosteiro Maria Mãe de Deus, da ordem Beneditina, no curso de Coral Infantil; e o maestro professor Júlio da FESURV – Rio Verde, o qual já confirmou sua participação no Núcleo Musical da FIMES.
     Segundo autores da Pedagogia Musical, a música é a pulsação do coração humano, esse conceito nos leva  à idéia de ritmo, que é um elemento básico das manifestações da vida e também um princípio fundamental da música.
      Musicalizar é a educação pela música, ou seja, tornar o indivíduo sensível e receptivo ao mundo sonoro. É estimular a percepção, os sentidos, a expressão e a criação. É um processo de construção do conhecimento que vai contribuir ao desenvolvimento integral do ser humano. É o fazer musical.
      Educar-se na música é crescer em plenitude e alegria. Que bom seria se nossas crianças pudessem crescer assim. E não apenas as crianças, pois todos nós continuamos o crescimento em direção à maturidade durante toda a nossa vida. A educação com plenitude também deve continuar.
      Um curso de música não serve somente para a criança aprender a tocar um instrumento, se tornar um instrumentista, mas ajuda a formar cidadãos mais éticos na sociedade. Cidadão que sabem apreciar a boa música, que têm o senso musical apurado, que sabem usufruir e vivenciar essa rica linguagem que comunica e expressa sensações e sentimentos.
      Que nossas autoridades educacionais sejam suficientemente lúcidas para resgatar a música e coloca-la a serviço da educação, sempre.

Matéria enviada por:
Profª Dina Luzia Domingues