Professores e estudantes do curso de Educação Física da Unifimes (regulares e egressos)  obtém aprovações de todos os trabalhos que foram submetidos ao SIEFLAS – Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, a ser realizado na cidade de Guarda, Portugal, no mês de julho de 2017.

Os docentes participarão do evento científico com apresentações orais, discutindo temas relevantes e frutos das investigações que têm sido desenvolvidas no âmbito acadêmico. Foram sete trabalhos aprovados, produtos de orientações de monografias, dissertação de mestrado e tese de doutorado, bem como de projetos de extensão e pesquisa da Unifimes, a saber:

a)    “Atividade física no período gestacional: benefícios, efeitos e fatores de alterações em discussão”. Autores: Bárbara Carvalho, Evandro Salvador A. Oliveira e Elisângela Maura Catarino. Refere-se a um artigo elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso construído pela egressa Bárbara Carvalho, defendido no primeiro semestre de 2017, sob orientação do professor Evandro Salvador – e contou com a colaboração da Professora Doutora Elisângela em sua banca de defesa.

b)    “Conhecimentos acerca dos elementos da Psicomotricidade por pedagogas recém formadas”. Autoria: Juliana Silva Guabiroba. O trabalho trata de uma investigação empírica desenvolvida no Estado de Mato Grosso, pela professora da disciplina de Psicomotricidade, Juliana Guabiroba.

c)    “Modos de ser criança na Brinquedoteca Universitária: cultura lúdica, jogo e mídia em foco”. Autores: Cleonice Souza, Caike Oliveira, Laila Furtado, Marcos Duarte, Cristiane Souza, Ramão Santos Filho e Evandro Salvador Oliveira. Trata-se de um trabalho, fruto de dois projetos institucionais, um de pesquisa e outro de extensão, articulados entre si, realizados no Laboratório de Ludicidade da Unifimes, coordenado pelo Prof. Evandro Salvador, juntamente com estudantes bolsistas e voluntários dos projetos.

d)    “O brincar na escola de crianças numa região do Brasil: um olhar sobre os heróis da mídia e suas influências”. Autoria de Evandro Salvador Oliveira e António Camilo Cunha. Refere-se a um recorte da pesquisa de doutorado do Professor Evandro Salvador, desenvolvida na Universidade do Minho, com crianças da rede pública de Mineiros da Educação (Física) Infantil, sob orientação do Prof. Doutor António Camilo Cunha (Portugal).

e)    “Dança no contexto escolar: o conteúdo nas aulas de Educação Física na pré-escola”. Autores: Adriele Pio da Silva e Marcelo Máximo Purificação. O trabalho é fruto de uma monografia de conclusão de curso, defendida pela egressa da primeira turma do curso de Educação Física da Unifimes (2016/1), orientada pelo professor do curso, doutor Marcelo Máximo Purificação.

f)     “Hábitos alimentares de idosos de uma região sudoeste goiana: um estudo de expectativas e efeitos na cultura contemporânea”. Autores: José Martins Carvalho Júnior. Trata-se de um trabalho relativo à pesquisa de mestrado em nutrição, do professor do curso de Educação Física, que está em fase de desenvolvimento, na Unisinos.

g)    “Educação Física no contexto da escola em ciclos: desafios docentes”. Autoras: Suzane Ribeiro Milhomem e Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira. O artigo apresenta recortes da pesquisa de mestrado da Professora Suzane, defendida no primeiro semestre de 2017, na UFG (Jataí), sob orientação da Professora Doutora Lucia Helena, que elucida questões pertinentes à formação de professores, Educação Física e escolas organizadas por ciclos de formação humana.

Destaca, o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Evandro Salvador A. Oliveira, que a participação de professores e estudantes (formados e em processos de formação) em eventos científicos, com publicações e apresentações, enriquece os processos formativos estabelecidos no âmbito acadêmico. Além disso, por se tratar de um Seminário Internacional, sobretudo na Europa, o intercâmbio cultural e científico é promovido e fomentado de modo a refletir em vários outros segmentos da formação e do desenvolvimento profissional.