Aconteceu ontem, 01/09,  no auditório do Colégio Ágape,  a abertura oficial do I Simpósio de Educação Física da Unifimes. O evento contou com a participação da Vice Reitora, Professora Mestra Marilaine de Sá Fernandes, da Professora Mestra Márcia Maria de Paula – Diretora de Extensão, Assuntos Comunitários, Estudantis e Culturais do Centro Universitário de Mineiros,  além dos estudantes e professores do curso de Educação Física.

Tendo como proposta discutir e problematizar questões atreladas à área de formação – Educação Física, a organização do evento trouxe convidados de outras universidades, como a Profª Dra Angela Rodrigues Luiz, da UFG/Jataí e o acadêmico de Educação Física, Fernando Medeiros Mendonça da UFG/Goiânia. Este, atuou como coordenador da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física (ExNEEF) por 3 anos e a  Drª Angela, realizou um recente trabalho de pesquisa sobre o Ensino de Educação Física no país. A conferência de abertura teve como tema central “A Educação Física e o Professor Contemporâneo: Quem somos? De onde viemos? Pra onde vamos?

Além disso, houve apresentações artísticas, desenvolvidas pelo Grupo de Dança Expressão e Arte – Colégio Ágape, coordenado pela professora Elta Dornela, e pelo estudante de Educação Física, do 2º período, Ricardo Lourenço. Ao final foi apresentada uma luta entre os acadêmicos coordenada pelo Prof. Winstanley Rodrigues.  A primeira edição do Simpósio contou, ainda, com a apresentação de 11 trabalhos científicos, resumos, que foram expostos pelos estudantes

Para o Coordenador do Curso, Prof. Dndo. Evando Salvador Alves de Oliveira o desafio de realizar o primeiro Simpósio foi muito gratificante e superou as expectativas. “Foi com imensa alegria que demos o ponta pé inicial com a realização do I Simpósio de Educação Física, e a participação dos estudantes  e o nível das discussões superaram nossas expectativas”, revelou o coordenador.

O curso de Educação Física foi criado em 2012, no Centro Universitário de Mineiros, e desde a abertura da primeira turma, por meio do trabalho desenvolvido pelos professores e comunidade acadêmica, foi possível perceber o crescimento expressivo desse curso tão importante. Não resta dúvidas de que o legado que a Educação Física constrói no município de Mineiros, tem contribuído, e muito, para potencializar o trabalho no campo da educação e da saúde, de modo a atingir várias outras esferas.

Programação

O segundo dia do evento contará com a execução dos seguintes minicursos, no Colégio Helena Oliveira Paniago (19h00 às 22h30):

Dança e expressão corporal

Ministrado pela Profª Suzane Milhomem

Treinamento de esportes competitivos

Ministrado pelo Profº. Leonardo Rimolo / Unifimes

Treinamento funcional

Ministrado pela Profª. Laércia Sobrinho e profª. Lilian Oliveira  Unifimes

Técnicas de medidas e avaliação

Ministrado pelo Prof. José Martins / Unifimes