Na manhã desta quarta-feira, 23 de março de 2016, a Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe participou do início das atividades na Brinquedoteca Universitária. A Brinquedoteca da UNIFIMES, também conhecida como Laboratório Especial de Ludicidade, tem como objetivo principal proporcionar às crianças residentes nos bairros localizados nas imediações da Instituição de Ensino Superior um espaço de produção da cultura infantil e da realização de práticas educativas que envolvam processos de desenvolvimento e aprendizagem, constituídos nas relações entre crianças e adultos e entre crianças de diversas faixas etárias.

Trata-se de uma iniciativa que está diretamente vinculada à implementação de uma política pública voltada para a infância e para um direito inalienável da criança, que é o direito de brincar. Neste ano, a Brinquedoteca atenderá crianças, na faixa etária de 3 a 4 anos, matriculadas em instituições de Educação Infantil da rede pública municipal, localizadas nos bairros próximos à UNIFIMES.

A Brinquedoteca Universitária, ao se definir como espaço voltado para a produção cultural da infância, visa implementar ações destinadas à formação da criança como cidadã e sujeito crítico e participativo da sociedade. O projeto é coordenado pelo Prof. Me. Evandro Salvador, docente e coordenador do curso de Educação Física, juntamente com alunos bolsistas e voluntários do curso, Ana Carolina e Ramão.