A Educação Física é  um dos campos de conhecimento das Biociências que visa, por meio de práticas corporais, promover a saúde e a capacidade física na sociedade. Nesse aspecto, para que seja efetivada com excelência as práticas corporais em qualquer de suas dimensões – jogo, esporte, lutas, dança e ginástica – o curso de Bacharel em Educação Física da Unifimes realizou, na primeira semana de aula (29, 30 e 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro) um ciclo de palestras e mesas redondas para os acadêmicos, calouros e veteranos, da Instituição.
A primeira semana de aula dos estudantes do curso foi marcada por inúmeras atividades acadêmico-científicas e apresentações de lutas. No primeiro dia aconteceu a mesa redonda temática “O papel da pesquisa na formação inicial”, desenvolvida pela Profª. Ma. Suzane Milhomem e Monyzza Muryell. No segundo dia os veteranos do curso recepcionaram os calouros, inicialmente, e a Atlética Supinada realizou dinâmicas interativas com os mesmos. Em seguida aconteceu a mesa redonda temática “Educação Física em discussão: experiências e vivências”, esta que contou com a participação de três professores, egressos das primeiras turmas do curso de Licenciatura e Bacharel em Educação Física da Unifimes – Prof. Ramão Marques dos Santos Filho, Prof. Danilo Sousa Pereira e Prof. João Vinícius. Após a mesa redonda o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Me. Evandro Salvador, proferiu uma palestra sobre as relações entre Educação Física, cultura midiática e tecnologias.
O terceiro dia do ciclo de palestras iniciou com a apresentação da nova configuração da Atlética Supinada. Na sequência, as estudantes do curso, do 6º e 5º período, Maria Carolline Rezende e Brenda Mendonça, ambas faixa preta no Karatê, apresentaram alguns katas ao público. Além disso, aconteceu a segunda mesa redonda temática de egressos do curso, com os professores Andressa Resende, Maykell Douglas e Adriele Pio da Silva. A noite foi encerrada com uma discussão sobre a importância da leitura para a formação profissional, com a Profª. Drª. Elisângela Maura Catarino e apresentação de alguns eventos da área de Educação Física, pela Profª. Laércia Aparecida Sobrinho. No quarto dia aconteceu a mesa redonda “Exercício Físico e doenças crônicas”, ministrada pela Profª. Ma. Lorena Cristina Curado Lopes e Profª. Ma. Marina Ressiori.
Por fim, o último dia da programação contou com a realização de um bingo, uma mesa redonda intitulada “Gestão de carreira e ética na Educação Física”, com a Profª. Ma. Juliana Guabiroba e o Personal Trainer Salomão Carrijo Carneiro, seguida de uma confraternização entre todos os estudantes e professores.