Na manhã de 07 de março foram retomadas, na UniFIMES, as atividades lúdicas com crianças da Educação infantil. Trata-se de um projeto de extensão, desenvolvido pelo Prof. Evandro Salvador A. de Oliveira, coordenador do curso de Educação Física que conta com o apoio do curso de Pedagogia.

A Brinquedoteca da Unifimes funciona desde fevereiro de 2016 e, segundo o coordenador,  esse projeto  tomou como foco um direito inalienável da infância: o brincar. O espaço, também conhecido como Laboratório de Ludicidade, atende crianças entre 03 e 05 anos da rede publica municipal de Mineiros e conta com a colaboração de bolsistas dos dois cursos. 

O projeto de extensão, a ser desenvolvido durante o decorrente ano letivo, tem como objetivo oferecer às crianças da rede publica municipal um espaço para produção de culturas lúdicas, subsidiadas pela ação do brincar e, sobretudo, contribuir com a formação de professores da rede, no sentido de problematizar questões relativas ao universo infantil e do processo de construção de suas subjetividades. 

A ação, articulada a um projeto de pesquisa com título “Infância, brincadeira e cultura contemporânea: a mídia e as novas expressões motoras das crianças”, é desenvolvido pelo investigador Evandro Salvador, doutorando em Educação (Uniube) e em Estudos da Criança (UMinho). Conta, ainda, com a participação da professora do curso de Pedagogia, Luciene Pereira, doutoranda em Educação (PUC/GO) e pesquisadora do tema infância.