Entre os dias 01 e 05 de outubro de 2018, foi realizado o Seminário Internacional sobre Salmonelose em Animais de Produção, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp – Jaboticabal, sob a responsabilidade dos Prof. Dr. Angelo Berchieri Junior, docente do Departamento de Patologia Veterinária, e Prof. Dr. Luis Guilherme de Oliveira, docente do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, ambos desta Unidade Universitária, e Prof. Dr. Oliveiro Caetano de Freitas Neto, docente da Universidade Federal de Minas Gerais. O evento contou com a participação dos pesquisadores internacionais Dr. Paul. A. Barrow (University of Nottingham) e Dr. John Elmerdahl Olsen (University of Copenhagen), que são renomes na pesquisa envolvendo bactérias do gênero Salmonella.

A UNIFIMES também estava presente no evento, representada pelos professores Me. Eric Mateus Nascimento de Paula e a Dra. Marcela da Silva Rubio. Durante o seminário foram abordados temas como: salmoneloses aviárias; samoneloses em suínos; mecanismos de virulência da Samonella spp; entre outros temas de importante relevância para a Medicina Veterinária.

Salmonella é um gênero de bactéria de muita importância e que está envolvido em processos tóxicos e infecciosos. Pode estar presente em quase todos os alimentos: carne, ovos, leite, peixes, camarão, coco, maionese, bolos, sorvetes, gelatina, chocolate, entre outros. Sendo assim, um microrganismo de importância para saúde pública.