Foi publicado em revista científica avaliada com Qualis A, o artigo “Transtornos do Neurodesenvolvimento no Ensino Superior: um olhar para o TDAH e a Dislexia no curso de Medicina”. O estudo é resultado de uma revisão que analisou os impactos desses transtornos no desempenho acadêmico de estudantes universitários e possíveis estratégias, em especial do curso de Medicina.

O trabalho foi orientado pela Profa. Ma. Vanessa Alves Pereira, docente do Campus Mineiros da UNIFIMES, juntamente com as professoras Marília Camelo Bueno Uehara Nogueira e Izabella Oliveira Carvalho, especialistas do Campus de Trindade. A pesquisa foi fruto do trabalho da pós-graduação em Educação, Diversidade e Inclusão Social, ofertado aos servidores da instituição e a comunidade.

O artigo revelou que a identificação precoce, o suporte institucional e a implementação de metodologias pedagógicas adaptadas são fundamentais para a permanência e o bem-estar dos discentes com TDAH e Dislexia. Além disso, destaca-se a importância da formação docente voltada à inclusão e ao reconhecimento das necessidades educacionais específicas no ensino superior, o trabalho foi um fruto da pós-graduação em Educação, Diversidade e Inclusão, ofertado aos docentes da instituição.

Acesse o artigo completo em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/16695