O professor Evandro Salvador Alves de Oliveira, docente do curso de Educação Física e atualmente Diretor de Ensino da UNIFIMES, defendeu a Tese de Doutorado em Estudos da Criança, na linha de pesquisa “Educação Física e Saúde Infantil”, por videoconferência, aprovado com nota máxima pela banca avaliadora. Trata-se de um estudo realizado em Portugal, na Universidade do Minho (UMINHO), em Braga.

Sob a orientação do professor Doutor António Camilo Cunha, o docente da UNIFIMES defendeu a tese intitulada “Infância, Mídia e Educação Física no contemporâneo: as influências dos heróis nas culturas lúdicas das crianças”.

Esta é a segunda tese de doutorado que o docente defende. Em 2019 concluiu outro projeto (Doutorado em Educação – pela Universidade de Uberaba), também realizado em Mineiros, na UNIFIMES, intitulado “Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos: metamorfoses do trabalho docente na cultura digital, pontos e contrapontos na UNIFIMES, GO”. Neste teve a orientação da Profa. Dra. Sálua Cecílio (UNIUBE). A tese, aprovada em outubro de 2019, está disponível para consulta aqui.

A pesquisa

A pesquisa aconteceu em Mineiros (GO), com uma turma de crianças da Educação Infantil – rede pública de ensino. O trabalho teve como objetivo conhecer as expressões motoras das crianças que acontecem na Pré-escola, a partir das interações que estabelecem com os heróis da mídia, e verificar se/como tal fenômeno aparece nas aulas de Educação Física. Além disso, a investigação buscou contribuir com um novo olhar para o movimento das crianças na escola, especialmente na Educação Física, nomeadamente na estruturação curricular com foco nas “novas” identidades/expressões motoras e “novas” práticas pedagógicas.

O professor Evandro Salvador Alves de Oliveira defendeu a tese de que há uma nova cultura na escola (híbrida), a cultura midiática na contemporaneidade, esta que, como outras culturas, sofre transformações de acordo com aspectos relacionados ao homem, aos objetos, aos fatos e, sobretudo, à temporalidade. As tecnologias e mídias eletrônicas estão na escola, assim como em outros espaços sociais. Se num primeiro momento eles foram olhados como instrumentos de apoio didáticos e pedagógicos, começam agora a serem olhados (o desejo) como locus de aprendizagem, conhecimento e sabedoria, afirma Evandro.

O resumo da tese se encontra aqui e aqui.