A professora Mestre Camila de Oliveira Resende, do curso de Direito da UNIFIMES, publicou o livro “Ações políticas educacionais inclusivas para os estudantes com deficiência no Ensino Superior presentes nos planos de desenvolvimento institucional do sudoeste Goiano”. O livro está publicado também em formato E-book.

O estudo nasceu das inquietações em investigar, no sudoeste goiano, cinco instituições de ensino superior que contemplam em seus PDIs o processo de inclusão e permanência dos estudantes com deficiência. O objetivo geral foi discutir, à luz da legislação, as principais políticas educacionais que delinearam a inclusão das pessoas com deficiência. A questão de pesquisa foi: as ações políticas educacionais propostas pelas instituições de ensino superior do sudoeste goiano comtemplam o ingresso e a permanência dos estudantes com deficiência, conforme a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei de Cotas?

Os resultados alcançados mostraram que ainda existem barreiras que sinalizam para a necessidade de se aprofundar o debate sobre a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior das instituições pesquisadas. As considerações fizeram refletir sobre a viabilidade de que os PDIs das instituições investigadas possam formular políticas públicas que possibilitem a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior.

Confira o livro no site da Editora: