Pesquisa que demostra potenciais tratamentos neuroprotetores para formas digestivas da doença de Chagas foi publicada em revista de reconhecimento internacional e contou com a colaboração de Pesquisadores da UNIFIMES. O estudo intitulado “Neuroprotective Treatments for Digestive Forms of Chagas Disease in Experimental Models: A Systematic Review” foi desenvolvido por grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e contou com a colaboração de Pesquisador do Centro Universitário de Mineiros, Dr. Wellington Francisco Rodrigues.

O estudo foi publicado em reconhecida revista científica com extrato “Qualis Capes” A1 e fator de impacto internacional 7,31 (ano: 2022).

A equipe levantou possíveis agentes neuroprotetores farmacológicos que foram testados em modelos murinos do aparelho digestivo para a forma crônica da doença de Chagas. A doença de Chagas crônica que por sua vez, pode levar a uma destruição dos neurônios relacionados ao plexo mesentério e causar severas complicações digestivas e o tratamento ainda é limitado.

Os dados permitiram conhecer alguns fármacos potenciais para a neuropoteção celular e tecidual, entretanto os dados para a segurança, imunogenicidade e mecanismos de ação ainda carecem de avaliações primarias e desafiadoras.

Os autores ressaltam a necessidade de seguir com as investigações e apontam para a necessidade de pacientes com a doença manterem uma vida saudável e seguirem todas as indicações médicas para garantir menores impactos da doença.

Link para acessar o artigo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36199427/://jidc.org/index.php/journal/article/view/15835/2875