A professora Mestre Karine Lopes da UNIFIMES, junto a pesquisadores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), realizou o depósito de uma nova patente de processo de recuperação de áreas degradadas por meio de cápsulas biodegradáveis aladas dispersas por aeronave remotamente pilotada, popularmente conhecidas como drones.

A patente, de número BR 10 2020 025102 3, foi registrada em 2020. O processo pode, de forma alternativa, ser utilizado para a dispersão de insetos, que fazem controle biológico de pragas que podem afetar lavouras ou a vegetação que está regenerando em áreas degradadas. A estimativa é um custo operacional aproximadamente 13 vezes menor que o de uma aeronave tripulada que convencionalmente realiza a dispersão área de cápsulas para reflorestamento. Além disso, o processo pode ser incorporado por empresas do setor agroambiental e por instituições públicas tais como órgãos ambientais e ministério público, para dar suporte ao cumprimento da legislação ambiental.

Participaram do projeto os professores Normandes Matos da Silva e Domingos Sávio Barbosa, e a mestranda Bianca Harumi Yamaguti Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental da UFR.