Pesquisa que demostra os aspectos clínicos epidemiológicos da Covid-19 em pacientes moderados e graves é publicado em revista Internacional de alto impacto e contou com a colaboração de Pesquisador da UNIFIMES.

O estudo intitulado “Clinical-Epidemiology Aspect of Inpatients With Moderate or Severe COVID-19 in a Brazilian Macroregion: Disease and Countermeasures” foi desenvolvido por grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e contou com a colaboração de Pesquisador da UNIFIMES, Dr. Wellington Francisco Rodrigues.

O estudo foi publicado em reconhecida revista científica com extrato “Qualis Capes” A1 e fator de impacto internacional 5,79 no último dia 20 e já conta com mais de 1500 visualizações.

A equipe do estudo levantou informações como idade do paciente, hospital de internação, resultados do teste SARS-CoV-2, duração dos sintomas antes da hospitalização, tempo de internação, sexo, mortalidade, diagnóstico de comorbidade pré-existente e medicamentos administrados contidos em prontuários e inseridos em uma ficha eletrônica. Os dados foram avaliados para geração de indicadores para um melhor manejo e intervenção.

Em resumo, este estudo revelou que idade, a presença de comorbidades, o tempo de internação e o tratamento medicamentoso alteraram consideravelmente a letalidade por Covid-19. De acordo com os autores, os dados colaboram com a compreensão de fatores que se associaram positivamente ou negativamente durante o período da pandemia. Estes achados permitem gerar indicadores importantes para o aprimoramento dos serviços em saúde e acompanhamento dos pacientes acometidos com a doença. Por fim é de fundamental importância ressaltar que a vacinação é fundamental e que os medicamentos até então testados só devem ser indicados por um profissional de saúde devidamente habilitado.

Link para acessar o artigo: Frontiers | Clinical-Epidemiology Aspect of Inpatients With Moderate or Severe COVID-19 in a Brazilian Macroregion: Disease and Countermeasures | Cellular and Infection Microbiology (frontiersin.org)