O Centro Universitário de Mineiros- UNIFIMES- divulgou, nesta terça-feira (21), a lista dos melhores trabalhos apresentados durante a realização do IV Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar e II Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar.

Confira abaixo a lista dos trabalhos premiados no evento:

Unidade Básica de Biociências

Resumo Simples

1. “Biotecnologia e suas contribuições para a evolução dos estudos e da produção de vacinas” da autoria de Eliz Oliveira Franco, Vinícius Cruz Silva Sousa, Lucas Aragão Vasconcelos, Rafael Nunes Carvalho e Eric Mateus Nascimento de Paula.

1. “Oncologia comparada – avanços e contribuições para a saúde humana” da autoria de Laura Alencar Ferreira, Andressa Rodrigues Amorim, Ana Júlia de Almeida Martins, Raiane Soares de Sousa e Eric Mateus Nascimento de Paula.

1. “Agricultura familiar no município de Mineiros do Estado de Goiás – mercados institucionais e a alimentação escolar” da autoria de Márcia Maria de Paula, Marcilênia Vilela de Souza, Paulo Cesar Aiub de Albuquerque, Bernadete Marques de Souza Janke, Letícia Magalhães Rodrigues Cazarotto, Paulo Sérgio Leite Filho.

Resumo Expandido

1. “Descarte inadequado de lixo e seu impacto no meio ambiente e na saúde da comunidade” da autoria de Mayra Fernandes Martins, Eleno Marques de Araújo, Maria José Alves Macedo e Matheus Teixeira Silva.

1. “Princípios da qualidade microbiológica da água utilizada na bovinocultura leiteira” da autoria de Juliana Bruno Borges Souza, Thaynara Souza Moreira e Eric Mateus Nascimento de Paula.

1. “Complexidade do controle de infecções nosocomiais veterinárias por Pseudomonas aeruginosada autoria de Thaynara Souza Moreira, Juliana Bruno Borges Souza, Ariel Eurides Stella e Eric Mateus Nascimento de Paula

Artigo completo

1. “Revisão teórica sobre os desastres da mineração brasileira incididos em Mariana-MG (2015) e Brumadinho-MG (2019)” da autoria de Vanessa Silva Sousa e Vantuil Moreira de Freitas.

1. “Levantamento dos resíduos sólidos no bairro José de Oliveira Martins – Mineiros, Goiás” da autoria de Jacob Santana de Lima Neto, Karolynne Moura Ferreira e Zaqueu Henrique de Souza.

1. “Parasitismo por Dioctophymarenaleem cão doméstico: aspectos clínico-cirúrgico” da autoria de Fábio DumitPizzinato, João Marcelo Carvalho do Carmo, Nathália Freschi, Dábila Araújo Sônego, Roberto Lopes de Souza e Andresa de Cássia Martini.

Unidade Básica de Humanidades

Resumo Simples

1. “Olhar holístico em formação: experiência acadêmica conduzida pelo método clínico centrado na pessoa” da autoria de Luísa Castilho Amâncio, Guthieres Mendonça Schmitt, Camila França Arruda, Daniele Belizário Bispo, Débora Teodoro Carrijo e Marcela de Andrade Silvestre.

1. “O trabalho da gestante ou lactante em ambiente insalubre na reforma trabalhista: avanço ou retrocesso?” da autoria de Maraíza Aparecida KnuppBaen, Jackson Alex de Oliveira Marques, Rosilene Carvalho dos Santos Marques e Mariana FiorimBózoli Bonfim.

1. “Reflexão da proposta de emenda constitucional da reforma da previdência de 2019, à luz dos direitos sociais da constituição federal do Brasil de 1988” da autoria de Letícya Almeida Carvalho, Hellen Rodrigues Silva, Natalia Carvalho, Maria Eduarda e Eleno Marques de Araújo.

Resumo Expandido

1. “Adoção de crianças deficientes na perspectiva de Winnicott” da autoria de Luciana Gomes Lima de Freitas, Ludmylla Ferreira Jayme e Kelly Cristina Rodrigues da Silva Petri.

1. “A importância da família e da escola no desenvolvimento de pessoas com Down” da autoria de Brenda Lorrayne Silva Fernandes e Elisângela Maura Catarino.

1. “Supremo Tribunal Federal decide que sacrifício de animais em cultos religiosos é permitido segundo a constituição federal brasileira” da autoria de Mariana Galeazzi de Moraes e Cleia Simone Ferreira.

Artigo completo

1. “Diversidade na escola: uma proposta pedagógica de trabalho com a obra diversidade de Tatiana Belinky” da autoria de Letycia Teodoro Oliveira e José Humberto Rodrigues dos Anjos.

1. “Da origem à realidade contemporânea: como se desenvolve a responsabilidade da ética médica no convívio social” da autoria de Amanda Carvalho Nunes, Eleno Marques de Araújo e Mayra Fernandes Martins.

1. “Extensão universitária e suas potencialidades: um relato de experiência sobre o Coral Unifimes” da autoria de Irondina de Fátima Silva, Eduardo Lima Janisch e Evandro Salvador Alves de Oliveira

Unidade Básica de Ciências Exatas

Artigo completo

1. “Estudos preliminares e documentos necessários para a liberação e construção de um cemitério” da autoria de Gabrielle Pereira Santos, Bruno Silva Martins, Joel Silva de Carvalho, Jackeline Alves Marques e Selma Araújo Carrijo