O primeiro Congresso de Medicina Veterinária (ConVet) foi sediado na Universidade de Rio Verde. Foram discutidos temas sobre a área, tais como cirurgia, produção, reprodução, além de dois mini-cursos.

Os discentes do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, participaram ativamente desse congresso. Dos mini-cursos apresentados no congresso, alunos do 3º período da UNIFIMES participaram do curso de “Diagnóstico por palpação retal e por exame ultrassonográfico da gestação de bovinos”.

“O diagnóstico de gestação é parte importante do manejo reprodutivo e deve ser feito o mais precocemente possível, depois da estação de monta. O diagnóstico de gestação deve ser efetuado por Veterinário capacitado e utiliza-se diversas técnicas como a palpação retal (toque) ou a ultra-sonografia. ” E para tanto é importante eventos de atualizações.