O projeto “Relações Étnico-raciais e de diversidade na escola: formação de professores na perspectiva da Lei 10639/2003” – também chamado de Projeto Nagô abre inscrições para a turma 2017.

Para fazer a inscrição, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site www.josehumberto3.wixsite.com/projetonago ou mesmo na sala 08 (Pesquisa/Extensão) do Bloco II (Dr. Filgueiras) da Unifimes.

DATAS IMPORTANTES:

Abertura das inscrições – 09de Fevereiro de 2017;

Último dia das inscrições – 08 de Março de 2017;

Divulgação dos selecionados em 1° chamada – 09 de Março de 2017;

Divulgação dos selecionados em 2° chamada – 06 de Abril de 2017.

SAIBA MAIS sobre o Curso:

Coordenado pelo Professor Me. José Humberto R. dos Anjos é uma ação financiada pela Diretoria de Extensão do Centro Universitário de Mineiros – Unifimes e configura-se como uma oportunidade para discutir dois aspectos muito importantes da educação brasileira: a formação de professores e a questão da diversidade na escola. Falar sobre racismo é sempre muito importante, sobretudo na área de formação de professores, espaço em que os educadores aprendem, aperfeiçoam, e se preparam para o dia-a-dia docente. Neste sentido, este projeto se configura como importante ferramenta na construção de espaços que possibilitem a discussão, formação e capacitação docente. A Lei nº 10.639/2003 que trata do ensino da história afro-brasileira nas escolas, além de somar grandes contribuições para a área do Direito, também possibilitou à educação grandes avanços, ao passo que evoluiu no combate às opressões contra o negro, apostando na instrução e no desenvolvimento do conhecimento científico sobre o tema.

O objetivo do projeto é trabalhar na formação de professores com foco na Lei 10639/2003, possibilitando metodologias, e conceituação teórico-legal sobre o tema. Desta maneira, ao passo que discutiremos sobre a temática central (afro), também proporcionaremos metodologias de ensino da mesma, bem como reflexão sobre a formação docente neste processo. O projeto será desenvolvido em três etapas: a) Levantamento bibliográfico sobre a temática, a fim de preparar os bolsistas para levantarem tais debates; b) Reuniões duas vezes por mês com os professores envolvidos no projeto, afim de discutir os temas propostos, bem como para trabalhar as metodologias de ensino propostas; c) Feira de desenvolvimento das metodologias aplicadas, que será desenvolvida pelos professores envolvidos após aplicação com seus alunos. Espera-se com este projeto colaborar para a formação docente, proporcionando aos professores envolvidos a possibilidade de trabalhar com a temática da educação étnico-racial de forma coerente e que leve o aluno à reflexão.

O projeto, também chamado de Nagô, significa em Yorubá a  designação dada aos negros escravizados e vendidos na antiga Costa dos Escravos. Neste projeto, o vocábulo assume a carga semântica similar à palavra em língua portuguesa RESISTÊNCIA.