Na ultima segunda-feira, 13 de novembro, a Diretora Geral da FIMES, Profª Ita de Fátima Silva Assis, acompanhou a Prefeita Municipal de Mineiros, Sra. Neiba Maria Moraes Barcelos, o Presidente do Conselho Superior da FIMES, Profº Martiniano José da Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Mineiros, Vereador Reginaldo do Vale Rezende e o Deputado Federal, Leonardo Vilela, em visita ao Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Profº Dr. Edward Madureira Brasil.
     Na pauta esta a possível federalização da Instituição. O Reitor da UFG destacou que esse processo não é tão simples como parece e a única alternativa seria a união de esforços políticos para a criação da Universidade Federal do Sudoeste Goiano.
     "Agora depende das lideranças políticas locais e estaduais se reunirem e definirem o calendário de atividades. Nós, da FIMES, podemos auxiliar neste processo, assessorando e monitorando os agentes políticos. Ficou claro para todos os membros da comitiva que o processo, primeiramente, é político e depois acadêmico" ressaltou a Diretora Geral da FIMES, Profª Ita de Fátima.